Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A Receita Federal começa a pagar o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2020 nesta semana. Já entregou a sua declaração?

Compartilhe esta notícia:

Os quatro primeiros lotes do IRPF deste ano foram pagos em 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho e 31 de agosto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Já está disponível para consulta o primeiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2020. Conforme já anunciado, a Receita Federal seguirá, a partir deste ano, um novo cronograma de restituição. O pagamento do primeiro lote está programado para o próximo dia 29 (sexta-feira), com o último lote previsto para 30 de setembro. Para efeitos de comparação, no ano passado, as restituições iniciaram no dia 17 de junho e se estenderam até o dia 16 de dezembro.

Até esta segunda-feira (25), apenas a metade dos contribuintes entregou suas declarações — cerca de 15,3 milhões de pessoas — de um universo estimado de 32 milhões que devem prestar contas ao Fisco. Devido à pandemia do novo coronavírus, o prazo para apresentar o ajuste anual foi estendido até 30 de junho.

Este é o primeiro lote de restituição do IRPF com pagamento no mês de maio e antes do prazo final da entrega da DIRPF. Esta é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19 em curso, que tanto tem afetado o país.

Historicamente, o primeiro lote de restituição era pago no mês de junho, mas neste ano foi antecipado para maio. Também haverá a redução do número de lotes de 7 (sete) para 5 (cinco). Dessa forma, a conclusão do pagamento das restituições, referentes às declarações que não tenham apresentado inconsistências, será no mês de setembro.

Destaca-se que o cronograma dos lotes de restituição foi mantido, apesar da prorrogação do prazo de entrega da declaração para junho de 2020. Assim, pela primeira vez, as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.

Outra mudança é quanto ao dia do crédito bancário, que normalmente se dava no dia 15 de cada mês. A partir de agora, o pagamento da restituição será realizado em lote no último dia útil do mês.

O crédito bancário para 901.077 contribuintes será realizado no dia 29 de maio, totalizando o valor de R$ 2 bilhões. Este primeiro lote contempla contribuintes que tem prioridade legal, sendo 133.171 contribuintes idosos acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre 60 e 79 anos e 57.631 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

O Supervisor Nacional do IR, Joaquim Adir alerta para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento.” Adir destaca ainda que o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição. As informações são da Receita Federal.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

As medidas do governo francês para impulsionar a economia durante a crise do coronavírus custaram 450 bilhões de euros
Farsul, a Federação da Agricultura o Rio Grande do Sul, comemora 93 anos neste domingo.
https://www.osul.com.br/as-consultas-ao-primeiro-lote-de-restituicao-do-imposto-de-renda-comecam-nesta-sexta/ A Receita Federal começa a pagar o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2020 nesta semana. Já entregou a sua declaração? 2020-05-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar