Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ataques em Paris reacendem debate sobre comunicação criptografada

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Os ataques de Paris, que deixaram pelo menos 130 mortos, reacenderam o debate sobre o uso da criptografia nas comunicações digitais. Defendidas por quem deseja evitar o monitoramento governamental, as mensagens cifradas podem ajudar grupos radicais a planejar ataques, conforme vêm repetindo oficiais de órgãos de segurança.

Na semana passada, começaram a surgir notícias de que integrantes da milícia radical Estado Islâmico teriam usado a tecnologia para coordenar o massacre na França. O diretor da agência de inteligência norte-americana, John Brennan, criticou o fortalecimento da criptografia entre as empresas de tecnologia do Vale do Silício. E a informação, não confirmada, de que a polícia da Bélgica encontrou um PlayStation 4 em um dos locais onde a ação teria sido planejada levantou suspeitas até sobre o videogame – o aparelho tem uma rede de comunicação interna entre os jogadores.

O problema, que irritou defensores das ferramentas criptográficas, é que não havia evidências suficientes de que isso fosse verdade, embora o uso da criptografia para esse fim seja possível. “Muitas fórmulas de criptografia são públicas e seguras”, conforme o pesquisador da Universidade Estadual de Campinas Roberto Gallo. Para ele, é preciso usar modelos diferentes de criptografia, já existentes, para equilibrar segurança e p rivacidade. Em um deles, chaves criptográficas são entregues a vários “fiadores”, que podem ser juízes e parlamentares, por exemplo. (Bruno Scatena/Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Eletrodomésticos vão ficar mais caros com a alta do preço do aço
Bruxelas continua sob alerta máximo devido a risco de ataques terroristas
https://www.osul.com.br/ataques-em-paris-reacendem-debate-sobre-comunicacao-criptografada/ Ataques em Paris reacendem debate sobre comunicação criptografada 2015-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar