Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Ato simbólico marca a reabertura de portão do Mercado Público de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

“Vamos retomar nossa economia sem descuidar da saúde", disse Melo

Foto: Mateus Raugust/PMPA
“Vamos retomar nossa economia sem descuidar da saúde", disse Melo. (Foto: Mateus Raugust/PMPA)

Após a publicação de um novo decreto da prefeitura que flexibiliza as atividades comerciais em Porto Alegre, um ato simbólico marcou, na manhã desta terça-feira (5), a reabertura do portão do Mercado Público localizado na avenida Júlio de Castilhos.

“Esse ato representa muito mais do que abrir um portão. É abrir diálogo. A gente quer trabalhar e trazer um mercado melhor para a cidade”, afirmou a presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público, Adriana Martini, ao prefeito Sebastião Melo.

Com a publicação do Decreto 20.889, em vigor a partir desta terça-feira, o Mercado Público passa a operar sem limite de ocupação e com 50% dos trabalhadores. Para o prefeito, o próximo passo é a entrega do segundo piso, com a gastronomia funcionando também aos domingos.

“O empresariado é um grande aliado no enfrentamento do coronavírus. Temos que combater aglomerações e respeitar os protocolos. E o comércio que trabalha de forma regular tem que funcionar e gerar emprego e renda”, defendeu Melo, que estava acompanhado do vice-prefeito Ricardo Gomes e de vereadores.

“Vamos retomar nossa economia sem descuidar da saúde. O mercado é a alma da cidade”, declarou o chefe do Executivo municipal.

(Foto: Mateus Raugust/PMPA)

Recuperação do Mercado Público

O prefeito Sebastião Melo liderou na tarde desta terça um debate sobre o futuro do Mercado Público, reunindo o vice-prefeito Ricardo Gomes, secretários municipais, técnicos e representantes dos permissionários. O processo de concessão, que previa recursos para investimento e operação, está paralisado pela Justiça desde julho do ano passado.

Uma nova modelagem será estudada para viabilizar a recuperação e a gestão do espaço. Na reunião, representantes da Associação dos Permissionários do Mercado Público informaram que apresentarão até o final do mês um estudo de pré-viabilidade para uma possível operação urbana consorciada, que será debatida no âmbito do Município. Em paralelo, também serão definidas medidas para a reabertura do segundo piso.

O prefeito delegou ao secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, a coordenação do processo de revitalização do Centro Histórico, incluindo as tratativas envolvendo o Mercado Público. “O Mercado Público é a alma da cidade e é um símbolo de toda a atenção que daremos à recuperação do Centro. Sugiro que os empresários invistam no Centro, porque a prefeitura vai trabalhar muito por essa reconstrução”, enfatizou Melo, afirmando que serão incluídos nesse olhar o Cais Mauá, o Viaduto Otávio Rocha, o “esqueletão”, prédio Galeria XV de Novembro, e outros espaços de impacto público.

Participaram também da reunião a vereadora Claudia Araújo, representando o Legislativo Municipal, e técnicos da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeito de Porto Alegre anuncia o vereador Idenir Cecchim como líder do governo na Câmara Municipal
Governo brasileiro diz que a importação de doses da vacina de Oxford produzidas na Índia está confirmada
https://www.osul.com.br/ato-simbolico-marca-a-reabertura-de-portao-do-mercado-publico-de-porto-alegre/ Ato simbólico marca a reabertura de portão do Mercado Público de Porto Alegre 2021-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar