Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro é denunciado à ONU após exonerar peritos e acabar com salários de órgão que combate tortura

Compartilhe esta notícia:

O presidente atribuiu o resultado na CCJ à atuação dos partidos de esquerda. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado à ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra, na Suíça, por ativistas brasileiros ligados à entidade Justiça Global. O motivo da queixa é um decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, com determinação para que os sete peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura sejam exonerados.

O texto também decide acabar com a remuneração para esses cargos, que passarão a ser ocupados por voluntários aprovados pelo próprio presidente. O órgão em questão é ligado ao Ministério Público e ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de Damares Alves, e tem como função promover fiscalizações e produzir relatórios sobre violações de direitos humanos e casos de tortura em espaços de privação de liberdade, como penitenciárias, hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas.

A denúncia sobre a exoneração e a mudança nos salários foi enviada a Nils Melzer, relator especial da ONU para assuntos ligados à tortura e tratamentos e punições degradantes. De acordo com a Justiça Global, a medida do presidente impossibilita que o órgão opere e representa “um sério ataque às políticas de prevenção e combate à tortura e à proteção dos direitos humanos no Brasil”.

A entidade lembra que o Brasil é obrigado a manter o mecanismo em atividade em reconhecimento à Convenção da ONU Contra a Tortura. A denúncia enviada a Nils Melzer afirma ainda que o decreto levou o órgão a existir “somente no papel”, já que teria minado as suas capacidades operacionais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Juíza substituta da Operação Lava-Jato diz que também teve o seu celular invadido
O Superior Tribunal de Justiça anulou interceptações telefônicas sem fundamentação concreta
https://www.osul.com.br/bolsonaro-e-denunciado-a-onu-apos-exonerar-peritos-e-acabar-com-salarios-de-orgao-que-combate-a-tortura/ Bolsonaro é denunciado à ONU após exonerar peritos e acabar com salários de órgão que combate tortura 2019-06-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar