Sábado, 27 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro reafirma que vetará o fundo eleitoral de 2022

Compartilhe esta notícia:

Valor foi aprovado pelo Congresso na semana passada

Foto: Isac Nóbrega/PR
Valor foi aprovado pelo Congresso na semana passada. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou na noite desta terça-feira (20) que vetará o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada, no Projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) de 2022.

“Defendemos, acima de tudo, a harmonia entre os Poderes, bem como a sua autonomia. É partindo deste princípio que jogamos, desde o início, dentro das quatro linhas da Constituição Federal. Dito isso, em respeito ao povo brasileiro, vetarei o aumento do fundão eleitoral”, escreveu o presidente em postagem na sua conta de Twitter.

O presidente já havia sinalizado a intenção de vetar o valor aprovado pelos parlamentares. “A tendência nossa é não sancionar isso daí em respeito aos trabalhadores, ao contribuinte brasileiro”, disse o presidente. Ele defendeu que o recurso poderia ser melhor aplicado na construção de pontes e construção de malha rodoviária, por exemplo.

O fundo de financiamento de campanha foi criado após a proibição do financiamento privado, em 2015, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), sob o argumento de que as grandes doações empresariais desequilibram a disputa eleitoral. Nas eleições de 2018, o valor reservado para as candidaturas foi R$ 2 bilhões. O veto presidencial, se confirmado, precisará ser analisado pelos congressistas, que podem derrubá-lo.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luiz C. A. Machado
21 de julho de 2021 09:54

Concordo plenamente que essa “verdadeira farra” com o dinheiro público seja vetada! Poderia até ser um valor bem maior, mas para ser aplicado em obras sociais, na geração de emprego e renda, na recuperação das estradas e a malha ferroviária, na educação, saúde, segurança pública e saneamento e não para esses “políticos safados” farrearem com o dinheiro do contribuinte. Se esses “calhordas” querem se reeleger, isso é muito simples: basta que façam um bom trabalho no parlamento, apresentando projetos que vão ao encontro dos anseios e as necessidades do povo, que este saberá reconhecer isso. Mas a maioria desses “políticos”… Leia mais »

Dan Bone
21 de julho de 2021 12:51

Deputado inuteis querendo jogar nosso dinheiro fora. Vetar é pouco, eles vos tentar contornar.

Jorge Souza
21 de julho de 2021 15:09

SÓ NÃO ESQUEÇA QUE A BASE ALIADA VOTU A FAVOR DO AUMENTO, INCLUSIVE SEUS FILHOS

Novededos Silva
21 de julho de 2021 13:28

Só que este veto; obviamente deveria ser vetado….. foi uma Bomba armada propositalmente para desgastar o Presidente e abrir caminho para um possivel processo de impeachment…!!
Não tem motivo para este processo… mas como Politicamente tudo é possivel , eles vão achar algum pelo em ovo….!!!

Novededos Silva
21 de julho de 2021 21:16

No passado toda a cidade tinha um Hospicio…. agora no pretesto de resocializaçao dos loucos …. é ministrado um remedinho e o paciente é deixado em casa….. acessando o Face….!!!

Valmir Endruweit
21 de julho de 2021 14:16

Esse cretino já deu esse golpe uma vez , veta e derrubam o veto , ele fica de “bonzinho” e o congresso com o dinheiro, só será realmente um veto se Bolsonaro mandar a bancada do governo manter o veto, fora isso é jogada porca, imunda dessa cambada de canalahas ladrões.

Rodrigo Felipe Assmann
21 de julho de 2021 19:56

Assim dirá um esquerdista ” esse veto é um atentado contra a democracia ele quer acabar com a democracia deixa-la sem um tostão “

Denise Goulart de Munhós
21 de julho de 2021 21:36

Como o presidente falou “essa casca de banana” foi colocada por um deputado quase ao “baixar das cortinas” na sessão que votava a LDO para 2022. O presidente Bolsonaro tem que vetar e os deputados que votem separadamente e nominalmente contra ou a favor dessa “farra” com o dinheiro dos pagadores de impostos.

João Fernando Zacher
21 de julho de 2021 22:39

Essa pouca vergonha deve ser varrida para sempre. é um roubo escancarado e um tapa na cara dos pagadores de impostos. Se querem se reeleger, que o façam com seu próprio dinheiro. O Brasileiro paga imposto para ter um retorno em obras e serviços e não doar para pilantragens e canalhices…. Isso tem que ser ZERADO e nunca mais voltar.

Roberto Nunes
22 de julho de 2021 03:39

Não faz mais que a obrigação.
Infelizmente é gesto para fins eleitorais.
Mas não vai levar.
LULA PRESIDENTE!!!!

João Fernando Zacher
22 de julho de 2021 20:43

É claro que sim… ele tem OBRIGAÇÃO de fazer isso em respeito ao povo trabalhador e pagador de impostos. Jogar nosso dinheiro no lixo é um desrespeito enorme.
Deputados que querem se reeleger, que paguem suas próprias campanhas…. é um desejo pessoal de cada um. O povo não pode arcar com essa despesa irresponsável.

Maria Francisca
22 de julho de 2021 20:57

Quanta canalhice desse Bolsonaro, inventeou a facada para se fazer de fitíma e vencer as eleições através do coitadismo, conseguiu agora sua turma aprova o fundo eleitoral e ele vem querer dar uma de heroí, me engana de novo que eu sei bem quem são voces…

Caixa Econômica Federal libera a quarta parcela do auxílio emergencial a nascidos em abril
Prefeitos pedem ao ministro da Economia crédito extra de R$ 5 bilhões para o transporte público
Pode te interessar
12
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x