Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O Rio Grande do Sul confirmou mais dois casos de coronavírus, totalizando quatro no Estado. No Brasil, o número já passa de 70

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil subiu para 71. Após o Ministério da Saúde divulgar 52 casos na tarde desta quarta (11), a Secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais dois pacientes com a Covid-19, um residente em Caxias do Sul, e o outro em Porto Alegre.

Mais um caso também foi confirmado na Bahia, e no início da noite, o hospital Albert Einstein, de São Paulo, anunciou que mais 16 pessoas tiveram o diagnóstico positivo, elevando o total no País para 71. Há 907 casos suspeitos.

Com a atualização, ao menos seis Estados e o Distrito Federal já têm registros do Covid-19. O maior número ocorre em São Paulo, onde há 30 casos confirmados até o momento.

Os dois novos casos gaúchos envolvem pacientes que viajaram para Itália recentemente. Uma jovem de 19 anos esteve no país europeu entre 21 de janeiro e 9 de março. Ela procurou atendimento na rede privada em Porto Alegre. O segundo caso confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde é o de um homem de 42 anos residente em Caxias do Sul.

O novo caso na Bahia é de uma mulher de 68 anos, de Feira de Santana, que teve contato com a segunda paciente do estado com a Covid-19 – trata-se, portanto, de transmissão local da doença. A paciente tem sintomas leves e está em isolamento domiciliar.

Pandemia

Nesta quarta, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia pelo novo coronavírus. Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a organização demorou a reconhecer o cenário.

“Teimaram comigo. Falei: é uma pandemia, e desde a semana passada o Brasil já trata como pandemia. Se você tem uma transmissão sustentada em tantos países, como vou ficar procurando país por país, quem veio de onde? Isso pelo menos três semanas atrás já era impraticável pelos sistemas de saúde”, afirmou.

Segundo ele, com a declaração de pandemia, a ideia é que o país passe a usar como critério para identificar casos a ocorrência de sintomas e histórico de viagem internacional, além do contato com casos confirmados.

Até então, o Brasil considerava para essa análise a ocorrência de febre e outros sintomas e histórico de viagem a países da América do Norte, Europa e Ásia, além de Equador, Argélia e Austrália. Agora, todos os países entram na lista, afirma.

Postos de saúde preparados

Segundo o ministério, os mais de 42 mil postos de saúde espalhados pelo País são capazes de atender 90% dos casos de coronavírus. Estudos da pasta indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 são mais leves e poderiam ser atendidos nesse nível de atenção. A população pode buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza.

Para o secretário executivo do Ministério da Saúde, os serviços na Atenção Primária estão preparados para enfrentar a epidemia de coronavírus. “A priorização da Atenção Primária pelo ministro Luiz Henrique Mandetta foi acertada e deixou o País mais forte para enfrentar a circulação do coronavírus no Brasil”, destacou João Gabbardo.

Uma das ações de reforço na Atenção Primária é a alteração de alguns critérios do Saúde na Hora para facilitar a adesão dos municípios ao programa que estende o horário de atendimento dos postos de saúde. Atualmente, cerca de 1.520 postos de saúde já participam do programa, em 238 municípios. Com a nova medida, a pasta pretende ampliar o horário de funcionamento em mais de 6,7 mil unidades (5,2 mil a mais) em cerca de 1,5 municípios, ampliando a cobertura de atendimento para mais de 40 milhões de pessoas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Donald Trump suspende viagens da Europa para os Estados Unidos para conter o coronavírus
Com aprovação de propostas, Estados e municípios poderão reduzir R$ 31,5 bilhões em gastos, prevê o governo
https://www.osul.com.br/brasil-tem-52-casos-confirmados-de-coronavirus-e-907-sob-suspeita-rio-grande-do-sul-tem-dois-casos-confirmados-um-deles-em-porto-alegre/ O Rio Grande do Sul confirmou mais dois casos de coronavírus, totalizando quatro no Estado. No Brasil, o número já passa de 70 2020-03-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar