Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde O Brasil tem 77 mortes causadas pelo coronavírus e 2.915 casos confirmados

Compartilhe esta notícia:

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Foto: Reprodução/YouTube
O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis. (Foto: Reprodução/YouTube)

O primeiro mês da circulação do coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil deixou 77 mortes e 2.915 casos confirmados. Os dados são do balanço do Ministério da Saúde, que compilam os dados repassados pelas secretarias estaduais até as 17h30min desta quinta-feira (26).

O balanço aponta ainda que, nesta tarde, o País tinha 194 pacientes internados em UTIs e outros 205 em enfermarias.

Em relação ao dia anterior, quando o balanço apontava 57 mortes, houve um aumento de 35%. Em relação aos casos, que somavam 2.433 casos na quarta, a alta foi de 19%. Dos casos, 1.665 estão no Sudeste. No Brasil, a taxa de letalidade é de 2,7%.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que a pasta não vai dar projeção de qual a estimativa de casos para o próximo mês, mas afirmou que não trabalha com a perspectivas de redução dos casos em abril.

“A previsão é que nós vamos ter 30 dias muito difíceis. Provavelmente nós estejamos aí na fase crítica da pandemia. Nós não vamos começar a reduzir os casos em 30 dias, nós temos uma estimativa maior pra ter a redução dos casos”, declarou.

O Ministério da Saúde chegou a divulgar que o total de mortes era de 78, mas o número foi corrigido pelo governo porque a tabela considerava uma morte a mais no Distrito Federal.

Perfil das vítimas

De acordo com o governo, pessoas com problemas no coração, do sexo masculino e com mais de 60 anos são maioria entre os casos graves e mortes causadas pelo coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil.

– Maior parte dos casos graves e óbitos ocorreu com em brasileiros com mais de 60 anos;

– 58% dos casos graves e 68% das mortes são de pacientes homens;

– Doenças do coração são as principais associadas aos casos graves e mortes;

– Diabéticos e pacientes com outras doenças respiratórias, como asma, também estão casos mais graves.

“Vocês podem observar que as curvas estão mais elevadas para os óbitos a partir de 60 anos, mas elas ficam muito mais intensas entre 70 anos ou mais. Por isso, a gente está recomendando que as pessoas acima de 60 anos fiquem em isolamento, cumprindo as orientações”, disse Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde.

Liberação de recursos

Mais R$ 600 milhões estão sendo liberados para Estados e municípios a fim de reforçarem o plano de contingência para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Além disso, R$ 400 milhões já haviam sido enviados a todos os Estados este mês.

A orientação do Ministério da Saúde é que cada estado defina com as prefeituras os valores destinados a cada município. O dinheiro poderá ser utilizado em ações de assistência, inclusive para abertura de novos leitos ou custeio de leitos já existentes nos estados e municípios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Servidores federais em trabalho remoto terão benefícios suspensos
Governo prepara decreto para prefeituras sobre transporte de cargas durante a pandemia do novo coronavírus
https://www.osul.com.br/brasil-tem-77-mortes-e-2-915-casos-confirmados-de-coronavirus/ O Brasil tem 77 mortes causadas pelo coronavírus e 2.915 casos confirmados 2020-03-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar