Sábado, 18 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Café de chicória é alternativa sem cafeína

Compartilhe esta notícia:

A bebida é feita a partir da raiz da planta torrada e moída. (Foto: Reprodução)

A chicória é um vegetal normalmente consumido em saladas e refogados, apresentando um sabor amargo característico. Já em termos nutricionais, ela possui um alto teor de fibras e vitaminas, sendo uma ótima opção para quem busca por uma rotina alimentar equilibrada.

Além de sua forma mais comum, a verdura também possui um derivado curioso: o café de chicória. Pouco conhecido, o produto nada mais é que uma bebida feita a partir da raiz da planta torrada e moída – e, sim, ela possui um sabor bastante similar ao do café comum.

De acordo com a nutricionista Karla Maciel, algumas pessoas são mais sensíveis ao teor de cafeína presente no café tradicional e necessitam de substituições. Dessa forma, a indústria de alimentos oferece diversos substitutos, os chamados “cafés em grãos”. Eles podem ser produzidos a partir da raiz da chicória torrada ou outras fontes, como a beterraba e a alcachofra.

Na prática, o café de chicória não possui qualquer teor de cafeína em sua composição. “Sendo assim, para quem busca por bem-estar, quer reduzir ou necessita restringir o consumo de cafeína no dia a dia, essa bebida é uma alternativa promissora”, explica a especialista.

Benefícios

Os benefícios do café de chicória vão além da ausência de cafeína. Segundo a nutricionista Juliana Vieira, a bebida ainda auxilia na manutenção da boa saúde como um todo, incluindo vantagens como:

— É fonte de ferro

— É fonte de antioxidantes

— Melhora o sistema digestivo

— Possui propriedades diuréticas

— É fonte de vitaminas A, B, C e D

— Melhora a função do fígado e dos rins

— É aliado do bom funcionamento do intestino

— Auxilia na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

Como fazer

As maiores vantagens do café de chicória são justamente poder prepará-lo e consumi-lo normalmente, como um café comum, e a qualquer hora do dia. “Por não ter cafeína, ele também pode ser ingerido à noite, não interferindo diretamente na qualidade do sono”, informa a nutricionista Karla Maciel.

Atualmente, é possível encontrar o café de chicória à venda em alguns mercados especializados, lojas de produtos naturais ou até mesmo na internet. Contudo, como é um produto pouco conhecido, o preço ainda é bastante elevado.

Por isso, confira o passo a passo ensinado pela nutricionista Lys Araújo para fazer o seu próprio café de chicória em casa:

1) Compre a quantidade de raiz de chicória que preferir;

2) Sem descascar, pique toda a raiz;

3) Coloque os pedaços da raiz em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C até que fiquem dourados. Atente-se para que os pedaços não queimem.

4) Retire a assadeira do forno e deixe esfriar;

5) Moa a raiz da chicória assada com auxílio de um processador ou até mesmo de um liquidificador;

6) Faça o café com o pó da raiz de chicória assada como de costume, utilizando um coador de pano ou papel e água potável;

7) Se desejar, adoce.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Anvisa cancela estudo clínico da Covaxin pedido pela Precisa
Perigo no mar: entenda por que ataques de tubarão são comuns no Grande Recife
Deixe seu comentário
Pode te interessar