Terça-feira, 07 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
18°
Fair

Economia Caixa lança crédito imobiliário com taxa de juros fixa de 8% ao ano

Banco vai financiar até 80% do valor de imóveis residenciais novos e usados

Foto: Divulgação
Banco vai financiar até 80% do valor de imóveis residenciais novos e usados. (Foto: Divulgação)

A Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira (20), em evento no Palácio do Planalto, uma linha de crédito para a casa própria com taxa de juros fixa. Segundo a Caixa, a nova modalidade de crédito terá taxa de juros de 8% até 9,75% ao ano, válida para imóveis residenciais novos e usados. Poderá ser financiado até 80% do imóvel.

As contratações pela nova linha poderão ser feitas a partir de sexta-feira (21). A Caixa vai disponibilizar R$ 10 bilhões. A linha com taxa fixa não terá correção como outras linhas de crédito, cujas taxas varia de acordo com a TR (Taxa Referencial) ou o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo).

Segundo informou a Caixa, o cliente poderá escolher entre sistemas de amortização SAC, para contratos de até 360 meses, e Price, para financiamentos em até 240 meses. Ainda continuam disponíveis para o público as outras modalidades já existentes de financiamento da casa própria, com taxas corrigidas pela TR ou pelo IPCA.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a modalidade da taxa fixa tem as seguintes vantagens: transferência do risco do cliente para o banco; previsibilidade das prestações; possibilidade de securitização, ou seja, de venda de carteira. Ele disse ainda que o novo modelo alinha o Brasil às práticas de mercados maduros, como os Estados Unidos.

O presidente o Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em seu discurso que a opção de crédito imobiliário com taxas prefixadas é um “passo importante”, por apresentar uma nova opção no mercado.

“Financiamento com taxa pré [fixadas] são importante passo. Queremos mais opções, mais competição e menor custo”, disse. Campos Neto destacou que o lançamento da Caixa foi possível graças ao cenário com taxa de juros e inflação baixa.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Receita antecipa pagamento de lotes de restituição do IRPF. Programa para declaração de 2020 pode ser baixado já nesta quinta
Petroleiros da Petrobras suspendem greve
Deixe seu comentário
Pode te interessar