Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Câmara dos Deputados aprova medida provisória que facilita abertura e gestão de empresas

Compartilhe esta notícia:

O texto segue, agora, para o Senado

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O texto segue, agora, para o Senado. (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) uma MP (medida provisória) que pretende facilitar a abertura e a gestão de empresas no País. O texto segue, agora, para o Senado.

Por se tratar de uma medida provisória, a norma já está em vigência desde a publicação pelo governo federal. Para se tornar lei permanente, contudo, o Congresso concluir sua votação até o dia 9 de agosto.

Um dos objetivos do governo ao editar a proposta é melhorar a posição do Brasil no Doing Business, ranking do Banco Mundial que mede a facilidade de fazer negócios em cada país.

O Brasil ocupa a 124ª colocação entre 190 países avaliados, segundo o último relatório, divulgado em 2019. Se a medida provisória for convertida em uma lei definitiva, o governo espera subir até 20 posições no ranking. O próximo relatório será divulgado em dezembro deste ano.

“Para que o Brasil alcance a posição desejada no Relatório Doing Business 2022, é necessário implementar as mudanças regulatórias a tempo para que sejam refletidas pelos respondentes no primeiro semestre de 2021 e constem do relatório 2022”, diz o Executivo na justificativa enviada ao Congresso.

Cadastro fiscal positivo

Na Câmara, o relator da proposta, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), incluiu alguns novos dispositivos na proposta, entre eles a possibilidade de o Executivo criar o Cadastro Fiscal Positivo para as empresas. O objetivo é reduzir a burocracia para os negócios que participam de licitações públicas.

Hoje, as companhias têm que acessar vários sistemas para pedir certidões comprovando que estão funcionando regularmente e que não possuem débito em aberto com o governo, por exemplo.

Com o Cadastro Fiscal Positivo, as informações seriam obtidas em um único sistema digital, de responsabilidade da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional), que pode estabelecer convênio com estados e municípios para compartilhar informações.

“Com esse novo sistema, pretendemos desburocratizar a apresentação de documentos comprovando a regularidade fiscal de contribuintes, criamos incentivos para os bons pagadores e melhoramos a gestão de riscos no âmbito da PGFN”, afirmou o relator no seu parecer.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que muda regras para demarcação de terra indígena
CPI da Covid ouve autores de estudos que indicam que o Brasil poderia ter menos mortes; acompanhe
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-aprova-medida-provisoria-que-facilita-abertura-e-gestao-de-empresas/ Câmara dos Deputados aprova medida provisória que facilita abertura e gestão de empresas 2021-06-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar