Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Câmara dos Deputados realiza sessão para votar projetos sobre prisão de parlamentares e imunidade

Compartilhe esta notícia:

Pauta incluirá PEC e um projeto de resolução para alterar o regimento interno da Câmara dos Deputados

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Arthur Lira quer trabalho em conjunto na busca por soluções para amenizar a crise. (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), convocou sessão plenária para as 14h desta quarta-feira (24) na intenção de apreciar projetos que regulamentam um artigo da Constituição que trata da prisão de deputados e da imunidade parlamentar.

A pauta também inclui uma PEC (proposta de emenda à Constituição), um projeto de lei e um projeto de resolução para alterar o regimento interno da Casa. Lira já havia anunciado a intenção de pautar as propostas na semana passada, quando a Câmara decidiu manter o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) preso, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Silveira causou polêmica ao gravar vídeo nas redes sociais pedindo a substituição de todos os ministros da Corte, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o ex-policial militar.

Mas nesta terça-feira (23), a Câmara foi surpreendida por uma nova decisão, desta vez do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinando o afastamento da deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de mandar matar o marido, o pastor Anderson do Carmo.

“Nós conversamos na semana passada no plenário que iríamos apresentar uma pauta com algumas matérias em relação ao evento da semana passada, (uma pauta) pluripartidária. A PEC já está à disposição para recolher assinaturas e regulamenta o artigo 53 (da Constituição), e mais alguns projetos de lei também estão colhendo assinaturas de líderes para urgência e votação de mérito. Essas matérias estarão constantes na pauta desta quarta-feira e de quinta-feira [25]”, disse Lira, ao encerrar a sessão.

Propostas que serão discutidas

– PEC: a PEC, de autoria do deputado Celso Sabino (PSDB-PA), proíbe o afastamento de parlamentares do mandato por meio de medida cautelar e estabelece que decisões dessa natureza só poderão ter efeito se confirmadas pelo plenário do STF.

Caso o parlamentar seja preso, ele deverá ser mantido sob custódia da Câmara ou do Senado até que o plenário se pronuncie. Se a prisão for mantida, a audiência de custódia deverá ser realizada em até 24 horas, e o juiz deverá relaxar a prisão, convertê-la em preventiva, conceder liberdade provisória ou aplicar outra medida diferente.

O texto deixa claro ainda que o crime inafiançável deve estar previsto na Constituição. Além disso, afirma que busca e apreensão contra parlamentares passam a ser decisão exclusiva do STF.

– Projeto de Lei: o PL da deputada Celina Leão (PP-DF) estabelece que o juiz relator do inquérito nos processos de competência originária do tribunal não poderá atuar como relator da instrução.

“Com isso, busca-se conferir a esses processos o caráter acusatório exigido por nossa Constituição, garantindo-se que a imparcialidade do julgador não seja mera ficção, mas se concretize em respeito à paridade de armas, ao contraditório, à ampla defesa, ao devido processo legal e à presunção de inocência”, diz a justificativa do PL.

– Projeto de resolução: já o projeto de resolução da deputada Soraya Santos (PL-RJ) estabelece que o deputado preso em flagrante por crime inafiançável deverá ser encaminhado à Câmara com os autos, tão logo concluída sua lavratura.

O presidente da Casa deverá remeter os documentos à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), e o deputado ficará sob custódia da comissão até o pronunciamento da Casa sobre a manutenção ou não da prisão. Haverá convocação imediata da comissão para proferir parecer prévio, e em seguida, convocação do Plenário para sessão extraordinária. A manutenção da prisão deverá ser mantida apenas se houver apoio da maioria da Casa, com votação aberta e nominal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Gasto de brasileiros no exterior em janeiro é o menor para o mês em 16 anos, aponta o Banco Central
Trio de traficantes é preso transportando quase 20 quilos de maconha, na BR-290, em Eldorado do Sul
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-realiza-sessao-para-votar-projetos-sobre-prisao-de-parlamentares-e-imunidade/ Câmara dos Deputados realiza sessão para votar projetos sobre prisão de parlamentares e imunidade 2021-02-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar