Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
27°
Cloudy

Economia Carro usado ou carro novo? Tudo depende de suas necessidades

Compartilhe esta notícia:

Assim como existem diferentes gostos relacionados à comida, à música ou esportes, também existem diferentes gostos e opiniões sobre carros.

Foto: Divulgação
Assim como existem diferentes gostos relacionados à comida, à música ou esportes, também existem diferentes gostos e opiniões sobre carros. (Foto: Divulgação)

Esta é uma questão muito discutida e sem uma resposta firme, porque existem alternativas entre carros usados Ford, Fiat, Toyota ou Citröen, por exemplo, como também entre carros novos e seminovos dessas e de outras marcas. A realidade é que tudo se resume em valores e em necessidades.

Assim como existem diferentes gostos relacionados à comida, à música ou esportes, também existem diferentes gostos e opiniões sobre carros. Existem pessoas que preferem um carro novo, zerinho, achando que um carro usado trará os problemas que o dono anterior teve. E existem pessoas que preferem um carro usado, evitando a grande desvalorização que um 0 km sofre logo no início.

Existem também os que preferem os seminovos, uma espécie de meio – termo entre o novo e o usado… Mas tanto os carros à venda marca Ford como Fiat ou outra das tantas marcas que existem no mercado automotivo, todos têm as suas coisas positivas e as suas coisas negativas.

Analisando as vantagens e desvantagens de cada caso, é importante destacar que a compra de um bem tão importante e que envolve muito dinheiro em qualquer caso, requer muita atenção, muita pesquisa e uma decisão que deve ser racional, tentando deixar a emoção de lado.

As vantagens e as desvantagens da compra de um carro novo

Desde que sai da concessionária com o primeiro dono e durante os primeiros dois anos “de vida’, o carro novo sofre uma depreciação enorme e essa é a principal desvantagem, porque o investimento feito na hora da compra não se recupera se quiser vender esse carro pouco tempo depois.

Mas obviamente existem algumas boas vantagens na compra do 0 km:

  • Você pode escolher a cor que quiser, o modelo e os acessórios que mais gostar.
  • Justamente pelo fato de ser novo, não teve nenhuma batida, arranhão ou acidente. Portanto, também não tem problemas mecânicos ou funcionais.
  • Tem garantia de fábrica, geralmente por dois anos.

Existem muitas promoções e campanhas de marketing por parte da marca, que coloca à disposição dos futuros compradores opções geralmente muito vantajosas (descontos, parcelas sem juros, etc.). Tudo isso é muito atraente para quem quer comprar um carro, mas… é necessário lembrar de algumas desvantagens, como:

  • O carro pode ter algum problema de fábrica, que só é descoberto pelo novo motorista e que, por causa da garantia, pode ser resolvido sem prejuízo econômico para o proprietário. Contudo, um carro novo que inicia a vida com um defeito, fica com uma cicatriz…
  • O carro novo é o veículo que mais rápido desvaloriza, por isso, é o carro que faz perder mais dinheiro ao dono inicialmente.

As vantagens e as desvantagens da compra de um carro seminovo

Um carro considerado seminovo é um carro que tem, no máximo, dois anos de uso e um único proprietário. Existe uma variação de preços bem em conta em relação aos carros novos, mas isso nem sempre acontece: é muito frequente que alguns seminovos sejam até mais caros que os novos!

As vantagens de comprar um carro seminovo são:

  • Com um bom preço de compra, a desvalorização que um carro novo e um seminovo têm fica amortizada.
  • Geralmente a garantia é igual ou melhor em algumas promoções.
  • Sendo um seminovo mesmo, não deveria ter problemas nem defeitos de fábrica, pois nesses dois anos, se tivesse, já foram resolvidos.

Mas há desvantagens também:

  • Também sofre uma importante depreciação.
  • Não é possível escolher cor, equipamento, acessórios.
  • Deve ser testado antes de fechar negócio, sim ou sim, para ter certeza que está tudo bem com o veículo.

As vantagens e as desvantagens da compra de um carro usado

Pode ser uma grande compra, encontrar o carro que você está procurando e a um preço realmente em conta. Mas isso nem sempre acontece.

É verdade que existem boas oportunidades no mercado de carros usados, mas é necessário pesquisar e prestar muita atenção. Existem algumas vantagens:

  • Um carro usado é sempre mais barato do que um carro novo.
  • Dentre as três opções, é o carro que sofre menor desvalorização, porque já sofreu isso quando era novo e seminovo!
  • Procurando com olhos bem abertos, é possível encontrar o carro com todos os acessórios que você deseja já instalados, e pelo valor de carro usado.
  • O valor mensal a pagar do seguro é bem menor.

Algumas desvantagens:

  • Pode ter um arranhão escondido na pintura, por isso é fundamental fazer a verificação junto com um mecânico de confiança.
  • A garantia é bem menor.
  • Não há possibilidade de escolher cor ou algum acessório determinado.

Dependendo das suas necessidades, do tipo de uso e principalmente, do seu orçamento, uma escolha boa hoje em dia pode ser um carro usado. De qualquer forma, sempre é necessário pesquisar e fazer o test-drive!

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O Rio Grande do Sul recebe o reforço de 84 novos bombeiros militares
Governo gaúcho antecipa quase R$ 6 milhões para combate à Covid-19 no Litoral, na Serra e na Fronteira em 2020
Deixe seu comentário
Pode te interessar