Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Clínica geriátrica clandestina é fechada na Zona Norte de Porto Alegre após denúncias de maus-tratos

Compartilhe esta notícia:

Casa abrigava 13 idosos, alguns deles com problemas psiquiátricos e deficiências físicas

Foto: SMSEG/PMPA
Casa abrigava 13 idosos, alguns deles com problemas psiquiátricos e deficiências físicas (Foto: SMSEG/PMPA)

Uma clínica geriátrica clandestina foi fechada na manhã desta quinta-feira (12) após denúncias de maus-tratos durante a Operação Conjunta Dignidade, deflagrada pela Polícia Civil em parceria com as equipes de fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre.

Localizada no bairro Mário Quintana, na Zona Norte da cidade, a casa abrigava 13 idosos, incluindo-se pessoas com doenças psiquiátricas e deficiências físicas. Alguns dos pacientes ficavam acamados, e a Polícia Civil não encontrou cadeiras de rodas ou qualquer outro equipamento capaz de auxiliá-los na mobilidade.

“A situação é grave, degradante. Estes idosos estavam abrigados aqui sem condições mínimas de alimentação ou de cuidados médicos”, explicou a delegada de Proteção à Pessoa Idosa de Porto Alegre, Cristiane Pires Ramos.

A proprietária do estabelecimento foi presa em flagrante e responderá às acusações de abandono de incapaz e maus tratos. Segundo Cristiane, ela tem antecedentes de abusos contra idosos. Pelo menos cinco pacientes da casa eram curatelados pela proprietária – ou seja, tinham seus benefícios entregues diretamente a ela. “A proprietária também realizava empréstimos no nome de alguns destes idosos”, contou a delegada.

Agora, os agentes da Polícia Civil, em conjunto com os servidores da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), farão um levantamento para localizar as famílias de origem de cada um dos idosos resgatados. Segundo Cristiane, os próprios familiares podem responder pelo crime de abandono.

Além dos policiais civis, a Operação Dignidade envolveu agentes da Guarda Municipal, Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e das SMS (secretarias de Saúde), Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico. Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi deslocada para prestar socorro aos pacientes. A mobilização da prefeitura se deu por meio de uma ação do Gabinete de Gestão Integrada do Município.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ação celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos nesta sexta-feira
Protótipo do relógio de rua de Porto Alegre é aprovado
https://www.osul.com.br/clinica-geriatrica-clandestina-e-interditada-na-zona-norte-de-porto-alegre/ Clínica geriátrica clandestina é fechada na Zona Norte de Porto Alegre após denúncias de maus-tratos 2019-12-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar