Sábado, 25 de junho de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Com aumento das abstenções e de votos nulos na eleição deste ano, cientista político prevê para 2018 uma “explosão de insatisfeitos”

Compartilhe esta notícia:

Abstenções e votos nulos são, por enquanto, fenômenos das grandes cidades do Sul e Sudeste do País. (Foto: Ana Branco/AG)

Diante do aumento da abstenção por motivação política e de votos em branco e nulos nas eleições deste ano, o cientista político Jairo Nicolau é pessimista. O professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) prevê para 2018 uma “explosão de insatisfeitos” com a política e disse que, no horizonte, não há candidatos nem partidos capazes de motivar esse eleitor.

Jairo Nicolau ressaltou que abstenções e votos nulos são, por enquanto, fenômenos das grandes cidades do Sul e Sudeste do País e que surgiram, principalmente, a partir das manifestações de junho de 2013, dos escândalos de corrupção envolvendo a elite política, da crise do PT e das novidades da mudança na legislação eleitoral. “É inequívoco que estamos diante de uma manifestação de desencanto e protesto”, afirmou.

Para ele, uma reforma política ajudaria a fortalecer a participação do eleitor, com um sistema mais simples e disputa com menos concorrentes. “Contribuiria para um sistema eleitoral mais eficiente”, disse. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Estudantes realizam o segundo dia de provas do Enem. Intolerância religiosa no Brasil é o tema da redação
Sem reforma, em 20 anos a Previdência consumirá 87% da receita do Governo Federal
Deixe seu comentário
Pode te interessar