Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de fevereiro de 2021
Um dos municípios mais populosos do Estado, Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre) recebeu nesta sexta-feira (26) mais 5,5 mil doses de vacinas contra o coronavírus. O lote é composto por ampolas do imunizante de Oxford-Astrazeneca e permitirá ampliar a vacinação dos idosos a partir de 80 anos, que contarão com um drive-thru neste sábado.
A remessa também possibilitará prosseguir a vacinação dos acamados acima de 60 anos cadastrados pela Secretaria Municipal da Saúde, além de garantir a segunda injeção para grupos prioritários já contemplados pela primeira aplicação.
Idosos a partir de 80 anos poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado (27) em Canoas. A orefeitura promoverá um novo sistema de drive-thru no estacionamento do Parque Eduardo Gomes, das 8h às 17h. O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de senhas.
Para se vacinar, os idosos devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Serão disponibilizadas 2,3 mil doses, em oito boxes de atendimento. Para chegar ao local de vacinação, o público deve acessar a Rua Bartolomeu de Gusmão e ingressar no Eduardo Gomes pela Rua Oliveira Viana.
Etapas da vacinação
Do total de doses recebidas nesta sexta-feira, 3.110 são para primeira dose e 2.390 para segunda aplicação. Vale lembrar que o esquema vacinal completo prevê duas doses para obtenção da resposta imune esperada para a prevenção da Covid. No caso da Oxford/AstraZeneca, a aplicação deve ocorrer com 12 semanas de intervalo. Já para a CoronaVac, o prazo é de duas a quatro semanas.
Até o momento, mais de 13,5 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Canoas. São 7.580 profissionais da saúde, 822 idosos e 87 pessoas com deficiência institucionalizados, 1.022 acamados com mais de 60 anos e cuidadores e 4.007 idosos acima de 80 anos.
Pouco mais de um mês do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o município de Canoas já soma 3.507 segundas doses aplicadas. São pessoas que integram os primeiros grupos prioritários, formados, principalmente, por profissionais de saúde e residentes em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs).
A técnica em radiologia Simone Favim, que atua na UPA do bairro Boqueirão, está entre os profissionais de saúde que já receberam a segunda dose. “É uma esperança maior de cura da doença e nos dá mais segurança para trabalhar”, declarou ao site oficial do município.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul