Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Com impeachment e processo contra o presidente da Câmara dos Deputados, Congresso retoma as atividades nesta terça-feira

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reynaldo Stavale/Agência Câmara)

Os deputados federais e os senadores retomam as atividades nesta semana com a perspectiva de enfrentar temas polêmicos no início de 2016, como o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e os processos que envolvem o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso na Operação Lava-Jato.

O início do ano legislativo será marcado por uma sessão conjunta na terça-feira (02), às 15h. A reunião ocorrerá no plenário da Câmara e será presidida pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado.

Na sessão de abertura, estão previstos discursos dos presidentes da Câmara, do Senado, do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, e da presidenta da República. A mensagem de Dilma deve ser levada ao Congresso pelo ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner.

Impeachment

Entre os temas espinhosos que os parlamentares devem enfrentar neste ano está o processo de impeachment de Dilma, que foi deflagrado em 2 dezembro pelo presidente da Câmara dos Deputados. Ainda em 2015, os parlamentares elegeram uma chapa alternativa, formada por deputados da oposição e dissidentes da base aliada, para a comissão especial que analisará o caso.

O presidente da Câmara já anunciou que no início de fevereiro apresentará ao Supremo embargos de declaração (recurso usado para esclarecer pontos da decisão que não teriam ficado claros). Cunha chegou a dizer que o impasse sobre a eleição da comissão especial vai paralisar as comissões permanentes da Câmara por tempo indeterminado, na volta do recesso.

Com o retorno das atividades, também volta a análise do processo a que Cunha responde no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro parlamentar, que pode resultar até na cassação do mandato. Após sucessivos adiamentos e a troca do relator, o parecer preliminar pela continuação das investigações foi aprovado em 15 de dezembro. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O pedido de aposentadoria do INSS pela internet será possível já neste mês
O preço da gasolina nas bombas subiu pela 14ª vez seguida
https://www.osul.com.br/com-impeachment-e-processo-contra-o-presidente-da-camara-dos-deputados-congresso-retoma-as-atividades-nesta-terca-feira/ Com impeachment e processo contra o presidente da Câmara dos Deputados, Congresso retoma as atividades nesta terça-feira 2016-02-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar