Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

Acontece Como a neurociência vem impactando as decisões das lideranças nas empresas?

Compartilhe esta notícia:

Keitiline Viacava, Ph.D. também irá ministrar workshops em São Paulo e Porto Alegre. Com tema ‘Cognição Executiva e Vieses Implícitos’, eles acontecerão no dia 13 de março na capital gaúcha e no dia 19 na capital paulista.

Foto: Siane Tschiedel

Keitiline Viacava, pós-doutora em Neurociência Cognitiva, pela Universidade de Georgetown em Washington, D.C., desenvolveu um projeto para assessorar empresas de grande porte a obterem ganhos a partir do conhecimento dos diferentes estilos de decisão de seus líderes.

Atualmente, vem acontecendo uma série gradual de mudanças no entendimento dos conceitos de tomada de decisão e vieses. Isso influencia tanto as escolhas de âmbito tático (gerenciais), quanto estratégico (alta gestão). A principal mudança consiste em tratar os vieses como uma vantagem competitiva, ao invés de considerá-los algo negativo e que devem ser evitados a qualquer custo. “Se vieses fossem ruins, a seleção natural teria encontrado uma forma de eliminá-los”, diz Keitiline. Para a evolução da experiência cognitiva, a neurocientista divide o processo em quatro etapas: problema; desafio; solução e resultado.

Também doutora em psicologia e diretora de educação executiva, Keitiline destaca as dimensões da nossa mente e comportamentos. Ela ressalta o resultado obtido pelo direcionamento consciente dos vieses a objetivos. De modo que: “As lideranças economizam energia mental, promovem criatividade, mudança e engajamento. Assim, geram bases para uma postura protagonista nas equipes e carreiras, além de uma cultura de inovação nas suas organizações”.

Além de pautas corporativas, a neurocientista também opina a respeito das influências da tecnologia em nosso cérebro e como lidar com os gatilhos de distração no nosso dia a dia. “Toda vez que uma nova notificação aparece na tela do seu computador, ou você nota o clarão do celular, ou mesmo ouve o som hipnótico que indica uma nova mensagem, você sai do foco. Para voltar à atividade anterior pode demorar algum tempo”, comenta.

Entre outros assuntos analisados pela Ph.D., também está a criatividade e as maneiras de inspirar seu cérebro para desencadear mais boas ideias. Dicas para simplificar problemas, como reconhecê-lo e buscar por respostas positivas. Dificuldades para seguir com as metas de futuro, ou mesmo, como a ciência explica a ‘falta de vontade’ das pessoas mudarem opinião.

Keitiline Viacava, Ph.D. também irá ministrar workshops em São Paulo e Porto Alegre. Com tema ‘Cognição Executiva e Vieses Implícitos’, eles acontecerão no dia 13 de março na capital gaúcha e no dia 19 na capital paulista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Canela ganha primeira pizzaria rodízio de fermentação natural do Rio Grande do Sul
Shopping Iguatemi promove evento gratuito voltado para pets
Deixe seu comentário
Pode te interessar