Quarta-feira, 27 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Condenada no Brasil, Carla Zambelli passa por audiência na Itália e segue presa no país europeu

Compartilhe esta notícia:

Parlamentar compareceu a uma audiência no Tribunal de Apelações de Roma

Foto: Reprodução de TV
Parlamentar compareceu a uma audiência no Tribunal de Apelações de Roma. (Foto: Reprodução de TV)

Considerada foragida da Justiça brasileira, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) seguirá presa na Itália enquanto aguarda uma nova decisão no processo que julga a sua extradição ao Brasil.

Zambelli voltou nesta quarta-feira (27) a um tribunal de Roma para uma audiência dentro do processo em que a Justiça italiana analisa o pedido de extradição feito por autoridades brasileiras. A defesa da deputada solicitou que ela aguardasse pela decisão em liberdade.

A sessão desta quarta, no Tribunal de Apelações da capital italiana, terminou sem decisão, e Zambelli, portanto, seguirá presa enquanto espera um novo parecer da Justiça italiana.

O juiz responsável solicitou um recurso no qual pede um intervalo de tempo para analisar documentos. Após a análise, ele pode comunicar uma nova decisão.

Há duas semanas, Zambelli chegou a ir ao mesmo tribunal, mas alegou estar passando mal, e a audiência foi adiada. Na ocasião, a juíza responsável solicitou uma perícia médica, da qual participaram o médico da defesa e outro do governo brasileiro. Ambos chegaram à conclusão de que ela tinha condições para permanecer presa e que estava sofrendo de depressão.

A defesa da deputada alega questões de saúde para pedir sua liberdade e, em paralelo, apresentou um outro pedido de soltura, alegando que o governo brasileiro não fez um pedido de prisão preventiva.

Em entrevista na saída da sessão, em Roma, os advogados de Zambelli afirmaram esperar que ela seja solta “a qualquer momento”.

No entanto, a Corte Suprema da Itália já afirmou que um pedido de prisão na lista de alerta vermelho da Interpol – caso da parlamentar brasileira – é equivalente a um pedido de prisão em âmbito internacional, e o Tratado de Extradição Itália-Brasil, no artigo 13,2, introduz expressamente a equivalência entre pedido no âmbito da Interpol e pedido de aplicação de medidas cautelares.

Zambelli foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a dez anos de prisão por invadir os sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

RS é o Estado com o maior número de escolas estaduais entre as 50 melhores notas de instituições de acesso universal no Enem
Segurança extra no Supremo deve durar até o fim de setembro
https://www.osul.com.br/condenada-no-brasil-carla-zambelli-passa-por-audiencia-na-italia-e-segue-presa-no-pais-europeu/ Condenada no Brasil, Carla Zambelli passa por audiência na Itália e segue presa no país europeu 2025-08-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar