Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Conferindo a coerência

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O PP, após 12 anos no governo municipal, decide hoje se apoiará Sebastião Melo ou Nelson Marchezan Júnior à sucessão de José Fortunati. Serão 104 eleitores com direito a voto secreto.
Os 13 partidos que estão com Melo encaminharam carta ao PP, ontem, pedindo que se integre à coligação.

COM ÂNIMO
A chapa Mauricio Dziedricki e Coronel Arlindo Bonete à Prefeitura de Porto Alegre arrancou com entusiasmo da militância, que lotou ontem pela manhã o auditório da Assembleia Legislativa. Convenção festiva é uma das especialidades do PTB.
A aliança liderada pelos trabalhistas têm PR, Solidariedade, PSC, PT do B e PRP.

DINHEIRO GARANTIDO
As contas bancárias amanhecem hoje mais gordas com a distribuição do Fundo Partidário de julho, que atinge 69 milhões e 700 mil reais. Três são os mais contemplados: o PT recebe 7 milhões e 900 mil reais; o PSDB fica com 6 milhões e 700 mil e o PMDB, 6 milhões e 500 mil.
As menores quotas cabem aos partidos Novo e da Mulher Brasileira: 87 mil reais para cada um.

NÃO FICA AÍ
Os partidos são ainda beneficiados com o rateio de multas aplicadas pela Justiça Eleitoral. No mês passado, chegaram a 5 milhões e 600 mil reais. Maiores fatias: PT (740 mil reais); PSDB (625 mil) e PMDB (625 mil).

NOVO RECURSO
Os cursos de Direito têm dado atenção especial à delação premiada, intuída no século 19 pelo jurista alemão Rudolf von Ihering. Ele projetou um Estado incapaz de desvendar crimes, diante das sofisticações e complexidades decorrentes da modernidade.

INTERESSE SUPERIOR
Sobre delação premiada, Ihering escreveu em 1853: “Um dia, os juristas vão se ocupar do direito premial. Farão isso quando, pressionados pelas necessidades práticas, conseguirem introduzir a matéria premial dentro do Direito, isto é, fora da mera faculdade e do arbítrio. Delimitando-o com regras precisas, nem tanto no interesse do aspirante ao prêmio, mas sobretudo no interesse superior da coletividade.”

PENDURICALHOS
A Constituição brasileira completará 38 anos em outubro e consagra a cultura do jeitinho: acumula recorde mundial de emendas, além de artigos não regulamentados.

MUDANÇAS
O deputado federal Giovani Cherini é autor de um dos projetos que termina com o regime semiaberto de prisão e impõe regras mais rígidas para a progressão da pena. Conta com o apoio da bancada gaúcha e existe a expectativa de votação em plenário durante este semestre.

O DINHEIRO VAI
O ranking do Índice de Retorno e Bem Estar Social, entre os 30 países de maior tributação do mundo, mostra que o Brasil fica em último lugar.

RÁPIDAS
* Esperada para hoje manifestação do governador José Sartori aos servidores da Segurança Pública que anunciam greve na quarta-feira.
* O Brasil precisa de vacina para a gripe tríplice: ética, política e econômica.
* Pela primeira vez, o PC do B concorrerá à Câmara Municipal de Porto Alegre sem coligação.
* A equipe de Temer, por enquanto, é identificada como ministério da acomodação.
* É bom repetir que todos nascem iguais perante a conta pesadíssima da dívida pública.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Perigo no ar
Magistrados brasileiros advertem para riscos do PLS/260
https://www.osul.com.br/conferindo-a-coerencia/ Conferindo a coerência 2016-08-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar