Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Conselho de Engenharia alerta: em 2015 mais de 60% dos prédios da rua dos Andradas estavam com laudos de marquise vencidos

Compartilhe esta notícia:

Estrutura desabou sobre mãe e filha. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

O presidente do CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul), engenheiro civil Melvis Barrios Junior, informou que uma pesquisa do conselho, em 2015, apontou que mais de 60% dos prédios localizados na rua dos Andradas (Rua da Praia), no Centro de Porto Alegre, estavam com laudos de marquise vencidos. Nesta quinta-feira (21), uma marquise caiu sobre mãe e filha, matando a última.

Barrios Junior explica que esse documento, que aponta as condições das estruturas, deve ser renovado de três em três anos conforme legislação municipal. Preocupados com o resultado da amostragem, o engenheiro, disse que o CREA-RS propôs à prefeitura de Porto Alegre auxiliar na fiscalização. “Sabemos da falta de fiscais da prefeitura, por isso propomos auxiliar, sem ônus, na fiscalização, porém, a proposta não foi adiante”.

O incidente de hoje, será analisado pelo CREA-RS. O conselho vai instaurar um processo administrativo para apurar a responsabilidade do profissional que respondia pela obra. Uma equipe de fiscalização do órgão esteve no local para vistoria e levantamento de dados. O acidente ocorreu na rua Professor Annes Dias, próximo à avenida Salgado Filho, imediações do Hospital Santa Casa, em uma galeria com entrada também pela rua General Vitorino.

Fiscais do conselho realizaram o levantamento documental de responsabilidade técnica da obra e constataram que, no dia 2 de junho, foi registrada a Anotação de Responsabilidade Técnica com os serviços de montagem de bandeja de proteção, montagem e desmontagem de equipamento suspenso, recuperação da fachada frontal e pintura de fachada, anotada pela responsável técnica engenheira civil Geovana Farias da Silva, empresa Bento Ramos da Silva Neto – ME.

No decorrer da manhã, uma das vítimas morreu. Tatiani Duarte da Silva, 34 anos, trabalhava nas proximidades e estava com a mãe, que foi levada ao hospital em estado de choque. Eva Lenir Flores da Silva, moradora de Triunfo, também foi atingida pela estrutura, porém, levada com vida e consciente ao Hospital de Pronto Socorro, onde segue internada.

Inadequação

Barrios Junior destacou que em casos como esse resultam em três esferas de averiguação: ético-disciplinar, cívil e criminal. “Ao conselho cabe apenas a averiguação ético-disciplinar. A obra estava registrada no CREA e havia responsável-técnica. O que percebemos, foi uma inadequação da bandeja de proteção. Parte dela estava apoiada sobre a marquise, quando o correto era estar abaixo da marquise, independente da estrutura. Mas temos que analisar se isso causou sobrepeso ou se a marquise já estava comprometida e ocorreu um agravamento, resultando na queda.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Grupo preso no Brasil suspeito de planejar atentado terrorista fez juramento ao Estado Islâmico pela internet, diz ministro da Justiça
Sine oferece 191 vagas de emprego para pessoas com deficiência em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/conselho-de-engenharia-alerta-em-2015-mais-de-60-dos-predios-da-rua-dos-andradas-estavam-com-laudos-de-marquise-vencidos/ Conselho de Engenharia alerta: em 2015 mais de 60% dos prédios da rua dos Andradas estavam com laudos de marquise vencidos 2016-07-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar