Quinta-feira, 25 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Contraofensiva de forças ucranianas recupera cidades invadidas pelos russos

Compartilhe esta notícia:

Autoridades regionais de Irpin e Sumy confirmaram retomada de posições estratégicas, inclusive nos arredores de grandes centros urbanos como Kiev (foto) e Kharkiv. (Foto: Reprodução)

A contraofensiva da Ucrânia contra cidades invadidas por forças russas continuou a avançar nesta segunda-feira (28) em diversas regiões do país, inclusive alguns dos principais centros urbanos, informaram autoridades ucranianas.

O prefeito de Irpin, Oleksandr Markushin, afirmou que forças ucranianas retomaram o controle total da cidade localizada nos arredores de Kiev, que tem sido um dos principais focos de combates com tropas russas perto da capital.

“Temos boas notícias hoje – Irpin foi libertada”, disse Markushin em um vídeo compartilhado pelo Telegram. “Entendemos que haverá mais ataques à nossa cidade e vamos defendê-la com coragem.”

Tropas ucranianas também tomaram o controle de Trostianets e Boromlia, no nordeste do país, informou o chefe da administração militar regional de Sumy, Dmitro Zhivitski. Se confirmada, a libertação das cidades do controle russo, levaria as tropas ucranianas a 48 km da capital da província de Sumy, que está cercada por forças russas.

Os militares ucranianos também anunciaram que suas forças assumiram o controle de duas cidades próximas à cidade de Kharkiv, no nordeste do país.

Os ganhos vêm depois que a Ucrânia anunciou uma série de contra-ataques em várias regiões, com o objetivo de quebrar o domínio das forças russas em cidades sitiadas.

Zhivitski disse que os moradores locais ajudaram o exército a derrotar as forças russas.

“Hoje, nossos Trostianets e Boromlia foram libertados pelas forças armadas junto com os moradores locais”, disse seu comunicado. “Nós nos curvamos às forças de defesa locais e a todos aqueles que ajudaram a libertar as comunidades.”

Trostianets foi bloqueada por um mês por forças russas que invadiram e ocuparam as casas das pessoas depois de expulsá-las, disse o prefeito Yuri Bova em entrevista, acrescentando que a luta intensa eclodiu na cidade na quarta-feira passada.

Dois dias depois, tropas russas começaram a deixar a cidade – algumas fugindo em carros roubados e em scooters, ele escreveu em um post no Facebook – quando soldados ucranianos começaram a entrar novamente.

Desaparecimento

O presidente Volodymyr Zelensky disse que a Ucrânia está mais unida do que nunca ao enfrentar a invasão russa, mas que ela tem gerado efeitos como o desaparecimento de pequenas cidades.

“Esta guerra, uma guerra difícil, uniu verdadeiramente nossa nação. Você está me perguntando como está a situação na linha de frente… há uma linha de frente em todos os lugares”, afirmou.

“Algumas pequenas cidades simplesmente não existem mais. E isso é uma tragédia. Elas simplesmente se foram. E as pessoas também se foram. Elas se foram para sempre. Então estamos todos na linha de frente. As pessoas que morreram lá, morreram entre nós”, disse ele.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Funcionários de Chernobyl acusam soldados russos de circularem em área proibida da usina, espalhando poeira radioativa no ar
Caça de Putin a “traidores” atinge aposentados, blogueiros e pacifistas
https://www.osul.com.br/contraofensiva-de-forcas-ucranianas-recupera-cidades-invadidas-pelos-russos/ Contraofensiva de forças ucranianas recupera cidades invadidas pelos russos 2022-03-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar