Sábado, 05 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Coronavac deve ser usada apenas em crianças e adolescentes, diz ministro da Saúde

Compartilhe esta notícia:

Orientação foi dada nesta segunda (18) por Marcelo Queiroga em coletiva de imprensa para explicar o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Primeira vacina contra covid-19 a ser aplicada no Brasil, a Coronavac agora deve ser utilizada apenas em crianças e adolescentes. A orientação foi dada nesta segunda-feira (18) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em coletiva de imprensa para explicar o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), fato anunciado na noite de domingo.

A Espin foi adotada em março de 2020 e oferece o arcabouço jurídico para permitir, por exemplo, o uso emergencial de vacinas contra o coronavírus. No total, 172 regras do Ministério da Saúde poderiam ser impactadas com o fim da emergência. Atualmente, a Coronavac tem apenas registro emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Mais de um ano após, ainda não se conseguiu colecionar evidências científicas para que esse imunizante tivesse o registro definitivo. Com isso eu quero dizer, para o esquema vacinal primário em adultos, esse imunizante – isso é consenso em países que têm agências regulatórias do porte da Anvisa, que são os mais desenvolvidos – não é usado para o esquema vacinal primário. Ele (imunizante) pode ser usado para esquema vacinal primário no Brasil para a faixa etária compreendida entre 5 e 18 anos”, declarou Queiroga aos jornalistas.

De acordo com o ministro da Saúde, a pasta já pediu à Anvisa a renovação da autorização emergencial da Coronavac por mais um ano. “Claro que essa é uma decisão da agência regulatória. Se a Anvisa autorizar e atender o pleito do Ministério da Saúde, essa vacina pode ser utilizada em crianças e adolescentes”, esclareceu.

Queiroga também afirmou que não há evidências científicas para utilização da Coronavac em adultos nem como dose de reforço.

Vacinação

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou nesta segunda a 176.798.994, o equivalente a 82,3% da população total. Nas últimas 24 horas, 335,6 mil pessoas receberam a primeira aplicação da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal.

Entre os mais de 176 milhões de imunizados, 162,9 milhões estão com a vacinação completa (duas doses ou aplicação única) e 83,7 milhões receberam a dose de reforço, o que representa 75,85% e 39% da população total, respectivamente.

Nas últimas 24 horas, 368,5 mil pessoas receberam a segunda dose e 696,7 mil receberam a dose de reforço ou a quarta dose.

Somando todas as vacinas aplicadas, o Brasil administrou 1,4 milhão de doses nesta segunda-feira.

Em termos proporcionais, São Paulo tem a maior quantidade de totalmente vacinados (duas doses ou aplicação única): 85,17% dos habitantes completaram o esquema vacinal. Os outros quatro Estados mais avançados são Piauí (84,04%), Ceará (79,78%), Paraná (78,93%) e Rio Grande do Sul (78,09%).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Uso de vacinas e medicamentos será afetado pelo fim de emergência contra covid
Os Estados Unidos retiram o Brasil de lista de países não recomendados para viajar
https://www.osul.com.br/coronavac-deve-ser-usada-apenas-em-criancas-e-adolescentes-diz-ministro-da-saude/ Coronavac deve ser usada apenas em crianças e adolescentes, diz ministro da Saúde 2022-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar