Quinta-feira, 24 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Cosmonautas russos exibem “bandeira da vitória” na Estação Espacial Internacional

Compartilhe esta notícia:

Gesto faz referência ao que fizeram soldados do exército soviético em Berlim, em 1945. (Foto: Reprodução)

Os cosmonautas russos Oleg Artemeyev e Denis Matveyev exibiram uma réplica da Bandeira Soviética da Vitória, símbolo oficial do Exército de Moscou, na parte externa do módulo científico multiuso Nauka, informou a agência Tass nesta sexta-feira (29).

O gesto fez referência ao momento que a bandeira foi erguida pelos soldados Alexey Berest, Mikhail Yegorov e Melitin Kantariya, do Exército Vermelho Soviético, no edifício do Reichstag, em Berlim, em 1 de maio de 1945.

A bandeira é considerada o símbolo oficial da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e a original está em exibição no Museu Central das Forças Armadas em Moscou.

Segundo o porta-voz da Roscosmos, Dmitry Strugovets, a ideia de exibir uma cópia da bandeira no espaço veio de Artemyev. “Sua iniciativa foi apoiada em todos os níveis. Ninguém ficou indiferente”, explicou.

Ao todo, sete caminhadas espaciais estão planejadas durante a atual missão dos cosmonautas Artemeyev, Matveyev e Sergei Korsakov. Em uma delas, a italiana Samantha Cristoforetti também participará.

A cápsula Crew Dragon Freedom, da missão Crew-4, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) com quatro astronautas, sendo três dos Estados Unidos e uma da Itália, para se juntar aos sete tripulantes que já estavam na ISS, incluindo os russos.

Braço robótico

Um novo braço robótico foi instalado esta semana e começou já a funcionar no segmento russo da Estação Espacial Internacional. A instalação foi realizada por dois astronautas russos, Oleg Artemyev e Denis Matveev, durante um passeio espacial de mais de sete horas.

Fornecido pela Agência Espacial Europeia (ESA), o ERA é o primeiro braço robótico capaz de atender o exterior do segmento russo da estação. Os outros braços do complexo, o Canadarm2 e o Japanese Experiment Module Remote Manipulator System (JEMRMS), estão no Segmento Operacional dos EUA (USOS) e não podem se estender o suficiente para alcançar muitas das áreas necessárias do lado russo.

Assim como o Canadarm2, o ERA, que tem 11,3 m de comprimento, se move como uma minhoca, andando de ponta a ponta, e pode ser conduzido de dentro e de fora da estação.

Para chegar ao ponto do primeiro movimento, Artemyev e Matveev abriram pela primeira vez a escotilha e saíram do módulo de mini-pesquisa Poisk às 12h58 (pelo horário de Brasília) para começar a caminhada espacial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Segundo homem mais rico do mundo, Jeff Bezos perde 13 bilhões de dólares com queda nas ações da Amazon
Leonardo DiCaprio convoca jovens brasileiros a tirarem o título de eleitor
https://www.osul.com.br/cosmonautas-russos-exibem-bandeira-da-vitoria-na-estacao-espacial-internacional/ Cosmonautas russos exibem “bandeira da vitória” na Estação Espacial Internacional 2022-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar