Quarta-feira, 23 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 12 de abril de 2020
O Cristo Redentor se “vestiu” de médico neste domingo (12) de Páscoa em homenagem aos profissionais de Saúde, em meio à pandemia do coronavírus. Um jaleco foi projetado na estátua.
As projeções foram preparadas para homenagear todos os trabalhadores que prestam serviços essenciais neste momento de combate à Covid-19. Além disso, também foram utilizadas na projeção sobre o Cristo mensagens de apoio em vários idiomas e imagens das bandeiras dos países atingidos pelo vírus.
A novidade foi uma das projeções realizadas no monumento pelo movimento solidário #FormouEsperança, que busca reunir pessoas em prol de instituições no combate à Covid-19.
Esta foi apenas uma das ações do domingo de Páscoa. Mais cedo, às 15h, o padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, abençoou a cidade do Rio de dentro de um helicóptero.
“Neste domingo pascal, quando celebramos a vitória de Cristo, o nosso Redentor, sobre a morte e todos os males, clamamos as mais ricas bênçãos de saúde para que o quanto antes retomemos o bom curso de nossa vida, para o crescimento de nosso país”, destacou o padre Omar.
Às 19h, já no Cristo Redentor, foi realizado o ato de consagração do Brasil pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. Ele pediu a proteção do Cristo Redentor contra a pandemia, numa celebração de 15 minutos. Logo em seguida, teve início a projeção de imagens, com mensagens de agradecimento sobre o monumento.
De acordo com a o arcebispo Tempesta, o Abraço de Páscoa especial é para transmitir uma “mensagem de esperança e incentivo durante este delicado momento de pandemia mundial”.
Pelo site do movimento é possível fazer doações para projetos sociais. Seus organizadores vão destinar cinco toneladas de alimentos não perecíveis para as instituições participantes. A iniciativa ainda convoca a população para gravar vídeos com mensagens positivas por meio de suas redes sociais acompanhadas da hashtag #FormouEsperança. Eles serão concentrados na página oficial da campanha, que reúne a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Santuário Cristo Redentor, a Estácio, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e os projetos Ação de Amor do Cristo Redentor, RioSolidario, Instituto Reação, Gerando Falcões e União Rio.