Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Defesa Civil alerta para novos temporais a partir de hoje

Compartilhe esta notícia:

Fortes precipitações retornam ao RS. Com elas, deverão voltar também os transtornos. (Foto: Jackson Ciceri/o Sul)

Permanece o alerta para a previsão de novos temporais a partir desta terça-feira em grande parte do Rio Grande do Sul. Queda de granizo, deslizamentos, transbordamento de rios e tombamento de árvores poderão ser registrados. O Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre) faz o mesmo aviso. A instabilidade deve atingir a região da capital gaúcha a partir do final da tarde, com risco de temporal. No mesmo dia, pode-se estabelecer um cenário de tempo severo mais amplo no Rio Grande do Sul, o que inclui a região de Porto Alegre, com nuvens muito carregadas e possibilidade de formação de supercélulas capazes de gerar tempestades com chuva forte a intensa, muitos raios, queda de granizo e vendavais, alguns intensos, segundo os meteorologistas do Sistema Ceic-Metroclima.

Como estes fenômenos mais extremos são localizados, não há como se pontuar quais cidades podem ser mais afetadas. Portanto, não se pode afastar a possibilidade de uma tempestade como a registrada na noite da última quarta-feira.

Até o momento, 26 municípios foram incluídos no Decreto Coletivo de Situação de Emergência do governo gaúcho e outros 11 decretaram individualmente. São eles: Ibarama, Cacequi, Faxinal, Ipê, Jaguari, Nova Santa Rita, Passa Sete, Santo Antônio da Patrulha, São Vicente, Sapucaia do Sul e Rio Pardo, que teve cerca de três mil pessoas atingidas, preencheu toda a documentação necessária e já teve o decreto homologado pelo Estado. Ao todo, de acordo com boletim da Defesa Civil estadual, cem municípios foram afetados e 34.988 residências, danificadas. Um total de 146.949 pessoas foram prejudicadas, o que representa um número de 5.413 famílias desalojadas (instaladas em casas de parentes ou amigos) e 1.720 desabrigadas (acolhidas em abrigos públicos). Em Porto Alegre, estimativa do Gabinete de Defesa Civil municipal é de que 12 mil pessoas tenham sido atingidas pelas chuvas. Ao todo, 1,5 mil estão desalojadas. Destas, 600 estão em abrigos, sendo 230 no ginásio Tesourinha.

Rios e lagos
Dentre os principais rios e lagos gaúchos, três permaneciam com nível acima do de alerta, segundo dados da Defesa Civil. Rio dos Sinos (5,9 metros); Uruguai, em Uruguaiana (10,26 metros); e o Rio Guaíba, que às 17h atingiu 2,66 metros, de acordo com a régua do Ceic no Cais Mauá, em Porto Alegre, 28 centímetros abaixo do pico de 2,94 metros registrado na tarde de sábado. Apesar da baixa no nível do lago, a capital gaúcha ainda registra pontos de alagamento. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) alertou que os motoristas tivessem atenção nas avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas em razão de água nas vias. O trânsito fluía em duas pistas no final da tarde dessa segunda-feira. A EPTC seguia, no início da tarde, monitorando a avenida Assis Brasil, na divisa com o município de Cachoeirinha.

Água e luz
O abastecimento de água nas ilhas da Pintada, das Flores, do Pavão e dos Marinheiros, em Porto Alegre, e também na parte continental do município de Eldorado do Sul, foi normalizado. O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) trabalhou durante todo o domingo para restabelecer o tratamento. O Dmae continuará disponibilizando, enquanto for necessário, caminhões-pipa para os que ainda não conseguiram retornar para as casas.

A prefeitura de Porto Alegre colocará, de forma emergencial, geradores em sete casas de bombas na cidade, como forma de prevenir possíveis quedas de luz durante os temporais previstos para a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta-feira, o que pode resultar em acúmulo de água nas vias. As máquinas funcionarão, a princípio, até sexta-feira. Serão colocados geradores na casa de bombas 1, na rodoviária, atendendo o Centro; na casa de bombas 2, que atende a Estação de Bombeamento do Dmae no bairro São João; na 5, próxima à Vila Farrapos; na 6; no bairro Anchieta, para atender o Humaitá; na 10, no bairro Sarandi; na 16, próxima ao Tribunal de Justiça gaúcho; e na casa de bombas Sílvio Brum, próxima à avenida Sertório. Mais de 20 mil pessoas ainda permaneciam com o fornecimento de energia elétrica prejudicado no Rio Grande do Sul.

Ajuda
Para as famílias que ainda estão nas ilhas, a Secretaria Municipal de Saúde colocará em ação, a partir desta terça-feira, um micro-ônibus equipado com consultórios para atender a população. A unidade atuará como base para as equipes médicas. Quem quiser ajudar os atingidos pode encaminhar as doações ao ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, s/nº), das 8h às 22h, no Gabinete de Defesa Civil municipal (rua Dr. Campos Velho, nº 426 ), das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, e também na Central de Doações (avenida Borges de Medeiros, nº 1.501).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Pistorius é liberado para cumprir prisão domiciliar um dia antes do previsto
Semana será de chuva intensa em todo o Estado
https://www.osul.com.br/defesa-civil-alerta-para-novos-temporais-a-partir-de-hoje/ Defesa Civil alerta para novos temporais a partir de hoje 2015-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar