Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Por Bruno Laux | 18 de fevereiro de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Atendimento interdisciplinar
O Rio Grande do Sul poderá contar com equipes interdisciplinares para o atendimento de crises agudas de sofrimento psíquico e surtos psicóticos, a partir de projeto apresentado pelo deputado estadual Halley Lino (PT). Em análise na Assembleia Legislativa, o texto prevê a criação das Equipes de Ligação Operacional (ELO), formadas por policiais e profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras.
A proposta estabelece que a condução técnica do atendimento clínico caiba aos especialistas da saúde, enquanto a segurança pública garante a proteção da cena.
O objetivo é padronizar protocolos entre o 190 e o 192, priorizando a mediação e a contenção verbal para reduzir o uso da força em abordagens sensíveis. Além da resposta imediata, o programa prevê o encaminhamento dos pacientes à rede de assistência e o monitoramento semestral dos desfechos das ocorrências.
Proteção da advocacia
O deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos) quer instituir no Rio Grande do Sul a Política Estadual de Proteção à Identidade Digital da Advocacia. Idealizada na esteira de episódios do chamado “estelionato processual digital”, a matéria busca tornar mais efetivo o combate a esse tipo de crime, que utiliza dados reais de processos e imagens de advogados para enganar clientes e que já soma prejuízos de R$ 15 milhões anuais no Estado.
Entre as diretrizes da proposta, estão a integração de dados entre a Polícia Civil e a OAB/RS, além da criação de protocolos para o bloqueio de perfis falsos em aplicativos de mensagens em até 24 horas. Victorino também propõe o uso da plataforma ConfirmADV para validação de identidade e a inclusão de alertas automáticos em sistemas de consulta e documentos como precatórios e alvarás.
Segundo o deputado, a medida deve contribuir com a proteção do patrimônio de aposentados e servidores públicos, evitando que valores conquistados após décadas de litígio sejam desviados por organizações criminosas.
Corredor verde
A Prefeitura de Porto Alegre promove no próximo dia 5 de março audiência pública virtual para debater os detalhes técnicos e diretrizes urbanísticas do projeto de criação de um corredor verde de 1,4 quilômetro no Centro Histórico da Capital. O plano prevê transformar as ruas Washington Luiz e General Salustiano em boulevards que priorizam pedestres e ciclistas, com o alargamento de calçadas e arborização intensiva de espécies nativas.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Smamus), a iniciativa utiliza o conceito de conectividade ecológica para melhorar o microclima local e faz parte de uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas. As intervenções também contemplam a integração com o patrimônio histórico, como a Usina do Gasômetro, e a modernização de infraestruturas como a fiação subterrânea.
Educação financeira
Já aprovado pela Câmara dos Deputados, aguarda avaliação do Senado o projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir a educação financeira no currículo das escolas. Enviada aos senadores na forma de substitutivo da Comissão de Educação, a proposta da deputada Any Ortiz (Republicanos-RS) busca tornar as novas gerações mais conscientes e responsáveis sobre seus direitos e deveres econômicos. Any destaca que o ambiente escolar representa o espaço ideal para dialogar sobre o tema, que afirma ser necessário diante de situações como a ilusão do “enriquecimento fácil” em apostas eletrônicas, que compromete a renda de famílias vulneráveis.
Romaria da Terra
Parlamentares e lideranças gaúchas do PT estiveram nesta terça-feira em Caibaté, no Noroeste gaúcho, para acompanhar a 48ª Romaria da Terra. Realizada no Santuário do Caaró, a romaria promoveu discussões sobre a ecologia integral e a agricultura familiar, reforçando a mística de resistência dos povos originários e o compromisso com a justiça social no campo.
Norteado pelo tema “400 anos de Evangelização Missioneira: Terra Sem Males e Ecologia Integral”, o encontro serviu também como palco para críticas ao modelo atual de concentração de terras e um clamor pela preservação dos recursos naturais frente aos desafios climáticos. Nomes como os deputados Maria do Rosário, Paulo Pimenta, Bohn Gass, Marcon, Adão Pretto e Valdeci Oliveira, além de Olívio Dutra e Edegar Pretto, prestigiaram o evento. (Por Bruno Laux – @obrunolaux)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!