Quinta-feira, 25 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Desarmamento de guardas de escolas estimula casos como o de Blumenau

Compartilhe esta notícia:

Câmara quer apressar projetos permitindo porte de arma para guardas de escolas. (Foto: Reprodução de vídeo)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O mundo real: a visão romântica do desarmamento, que proíbe que guardas de escolas portem armas, acabou facilitando ações como o ataque ocorrido em creche de Blumenau. Em Brasília, deputados federais da oposição agora se mobilizam para pedir urgência nas aprovações de projetos de leis que endureçam penas nos casos de homicídios em escolas e que obrigam a segurança armada nas instituições de ensino. Uma das iniciativas é da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). Ela protocolou um pedido de urgência para a votação do PL 1449/23, que obriga a segurança armadas nas escolas da rede pública e privada em todo o país. De autoria do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), o projeto pode ser colocado em votação imediata, caso o pedido de Júlia consiga as 257 assinaturas necessárias.

Ministro Dias Toffoli anula condenação de ex-prefeito transitada em julgado

Foi no julgamento do Habeas Corpus 224.114. Com base no entendimento do Supremo de que cabe à Justiça Eleitoral julgar também os crimes que tenham relação com ilícitos eleitorais, o ministro Dias Toffoli anulou um processo criminal que já havia transitado em julgado condenando o ex-prefeito de uma cidade do Amapá por crimes de fraude eleitoral. O réu foi condenado por compra de votos nas eleições de 2002 e estava cumprindo pena com tornozeleira eletrônica. O político foi condenado em 2005 pela Justiça comum por crimes contra a administração pública. Após cumprir um sexto da pena, teve progressão para o regime aberto. Agora, ele poderá responder a novo processo, só que na Justiça eleitoral. O despacho do ministro Dias Toffoli:Ante o exposto, considerada a excepcionalidade do caso, concedo a ordem de habeas corpus, para desconstituir o trânsito em julgado da condenação oriunda da Ação Penal 00016271-11.2005.8.03.000, determinando o encaminhamento dos autos à Justiça eleitoral competente.”

IPE Saúde: sem dinheiro e sem diálogo com prestadores de serviço

O IPE Saúde possui hoje dois problemas sérios: o déficit financeiro, e falta de diálogo da sua direção, com entidades que representam os prestadores de serviços na área da saúde. Assim, o governo gaúcho terá de ir além do saneamento financeiro do IPE Saúde. A primeira medida, equacionando o déficit do órgão, mediante difícil e desgastante alteração nos critérios de cobrança das alíquotas dos servidores e de seus dependentes para colocar em dia o crédito dos prestadores de serviços, precisará ser acompanhada de outra: colocar no comando do Instituto, alguém com capacidade de diálogo com as entidades representativas de médicos, laboratórios e hospitais.

Cinco anos da Prisão de Lula, após condenação do 1° grau, TRF4 e STJ

Há 5 anos, no dia 7 de abril de 2018, Lula iniciava o cumprimento da pena imposta pelo então juiz da Lava Jato Sérgio Moro após a condenação em duas instâncias. A pena inicial, fixada em julho de 2017, era de nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Em abril de 2018, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região aumentou a pena para 12 anos e 1 mês de prisão – pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro – com início em regime fechado. O STJ também confirmou a condenação em abril de 2019, embora reduzindo a pena: a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça acolheu parcialmente agravo regimental em recurso especial de Lula e, por unanimidade, fixou em oito anos, dez meses e 20 dias de prisão a pena pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP). A condenação, após o exame de três instâncias durou até o STF descobrir que o CEP do processo estava errado.

Dom Pedro de Alcântara: celeiro de escândalos?

O município de Dom Pedro de Alcântara no litoral Norte do Estado, com um orçamento anual de R$ 18 milhões, parece estar fora do alcance dos órgãos de fiscalização como Polícia, Ministério Publico, Tribunal de Contas, dentre outros. Primeiro, foi a descoberta de um rombo de R$ 10 milhões em 2021, quando desapareceram recursos do Fundo de Previdência dos Municípios, e do próprio orçamento municipal, e até hoje não foram encontrados os culpados.

Nas sessões da Câmara, novas revelações de corrupção e impunidade

A certeza de que a lei não chega a Dom Pedro de Alcântara fez com que o secretario da Agricultura do município, Cidinei Evaldt Hahn, admitisse sem cerimônia na ultima sessão da Câmara do mês de março (dia 27) que presenciou casos de corrupção na pasta em governos anteriores, mas que preferiu silenciar e se omitir. Agora, na sessão da Câmara o dia 3 de abril, foi a vez do vereador Zezinho (MDB) revelar com tranquilidade, ao falar na tribuna, que em conversa com o prefeito Alexandre Evaldt (MDB) em seu gabinete, este revelou que tomou conhecimento de um suposto caso de corrupção na área da Saúde da prefeitura. O detalhe: a área da Saúde, onde teria ocorrido o caso de corrupção, era comandada pela vereadora Luceli Lumertz Trajano,do MDB, atual presidente da Câmara.

Secretário Artur Lemos comenta adequação do escritório do RS em Brasília

Atento, o Secretário da Casa Civil do Governo do Estado Artur Lemos, esclarece ao colunista, o tópico publicado ontem, sobre ao escritório de representação do governo do estado em Brasília. Com a palavra, o Secretário Artur Lemos:O escritório de Brasília, com a extinção da secretaria retornou e é vinculado à Casa Civil. A executiva que representa pela Casa Civil e a Patrícia Kotlinski que atuou como adjunta da Senadora Ana Amélia à época e assumiu com sua saída para concorrer. Da mesma forma não haverá mudança de sede, mas adequação da atual sede visando que ampliemos as agendas com a bancada federal, embaixadas e comitivas dos nossos prefeitos e vereadores além de investidores.”

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

18 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jorge Souza
7 de abril de 2023 17:23

MARCELO NÃO FICA BRAVO COM O DODÔ

Marcelo Neuri Haag
7 de abril de 2023 13:24

Mas o Adroaldo não concordaria com isso, ia te chamar de ridículo…

Jorge Schröder
7 de abril de 2023 12:15

Caso o Brasil fosse uma real Federação com autonomia dos estados, aqui em Santa Catarina, se fosse jurisdições independentes, o assassino de Blumenau seria condenado a morte, certamente.

Maria Cristina Martins Nocchi
8 de abril de 2023 00:29

Adorador de mamom falso cristão, já terminou o culto de hoje? Já pagou o dízimo para Caifás hoje? Tu ainda tens o bezerro de ouro e baphommet em casa, falso cristão divulgador do ódio e do perjúrio?

Fernando Krause
7 de abril de 2023 20:21

Lulopetistas defendem o seu ídolo como se fosse um “deus”. Basta falar em bandidos e criminosos condenados por corrupção que eles se remoem pelo mentiroso, a ponto de transformar o enganador num “santo injustiçado”…
São Aldrabão seria um bom título!

Adroaldo Mousquer
7 de abril de 2023 13:20

Foi o Lula? Hã? Foi? Mas está colocando como se fosse. Estão ficando sem argumento. Jóia.

Fernando Krause
7 de abril de 2023 12:20

No Brasil da podridão política, bandidos e criminosos condenados por corrupção pública em 3 instâncias são “descondenados” até por um insignificante CEP…
Em Brasília tudo tem um preço…

Marcelo Neuri Haag
7 de abril de 2023 13:28

Adroaldo Mousquer, obrigado, igualmente!

Adroaldo Mousquer
7 de abril de 2023 13:19

Cada maluco. Não tem nada a ver. Ridículo.

Marcelo Neuri Haag
7 de abril de 2023 13:06

Gozado que nesses casos os defensores do PT e do ESTADISTA Lula ficam quietinhos, né?

Fernando Krause
7 de abril de 2023 20:25

Foi o Bolsonaro? Hã? Foi? Mas está colocando como se fosse. Está ficando sem argumento.

Paulo Du Bois
7 de abril de 2023 19:34

O que se vê é o triste posicionamento político do PT que se utiliza da bandidagem para eleger os seus candidatos. Tanto glamourizaram os bandidos que a consequência como a de Blumenau se torna cada vez mais frequente.

Marcelo Neuri Haag
7 de abril de 2023 13:37

O que VOCÊ sugere? Deixar assim? Gozado que quando eu lhe respondi em posts anteriores EDUCADAMENTE que FRACASSAMOS como nação você ficou quietinho, não deu UM PIO, né? Ridículo é VOCÊ, que não apresenta NENHUMA SOLUÇÃO para isso… e que me OFENDE GRATUITAMENTE… isso mostra bem a EDUCAÇÃO de você! Fique com suas opiniões desacerbadas. Mas respeito sua opinião…

Adroaldo Mousquer
7 de abril de 2023 13:18

Já imaginaram escolas cercadas, guardas armados na entrada, alunos revistados, detetores dr metal, acompanhamento psicológico de cada aluno, professores com cursos de artes marciais e de tiro, cada um com uma arma? Se nem nos presídios há controle. Na minha opinião, pegaram um fato isolado praticado por um doente, como regra geral. Como prever? Armando todo mundo? E o dia em que um guarda surtar? Vão prever como?

Maria Cristina Martins Nocchi
8 de abril de 2023 00:20

O pseudo articulista está ganhando jabá da famiglia bolsonazi metralha miliciana das rachadinhas?? O quase escrevinhador da apologia à família miliciana encantadora de burros travestida de reportagem é militonto patriotário naziamarelo? Requenta falsas notícias para açular o gado anencéfalo Minion raivoso patriotário naziamarelo que lê o jornal! Lula foi inocentado de todos os processos contra si instaurados, 29, dentre inquéritos e ações penais. Desses 29, apenas o processo forjado e repleto de ilegalidades em que atuou o criminoso amigo do surrupiador de jóias, o tal de marreco Moro, e o pro…See more

Breno Ribeiro
8 de abril de 2023 01:51

Sobre o IPE: Penso que deveriam realizar uma auditoria URGENTE. Segundo consta, da arrecadação apenas 3,1 por cento se destina à saúde propriamente dita. E o restante, para onde vai? Há necessidade de transparência, pois a arrecadação anual estaria em torno de 2 bilhões de reais.

Adroaldo Mousquer
8 de abril de 2023 03:22

Outro maluco invadiu um hospital e esfaqueou sete pacientes. Vamos armar os seguranças, treinar artes marciais com os médicos enfermeiros e dar uma arma para cada funcionário do hospital? Não tem como evitar fatos isolados. Nem aqui, nem nos EUA. E não é culpa de ninguém exceção do maluco.

Adroaldo Mousquer
8 de abril de 2023 03:23

Sobre o IPE é um absurdo. Auditoria urgente.

Reforma política
Panorama Político
Pode te interessar
18
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x