Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
28°
Partly Cloudy / Wind

Economia Desemprego aumenta para 14,4% e atinge 13,8 milhões de brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Os dados foram divulgados pelo IBGE

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Os dados foram divulgados pelo IBGE. (Foto: Ricardo Giusti/PMPA)

O desemprego no Brasil saltou para uma taxa recorde de 14,4% no trimestre encerrado em agosto, atingindo 13,8 milhões de pessoas, com um fechamento de 4,3 milhões de postos de trabalho em apenas três meses.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, divulgada nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa é a maior taxa já registrada na série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

O índice de 14,4% corresponde a um aumento de 1,6 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em maio e de 2,6 pontos percentuais frente ao mesmo intervalo do ano passado.

A população ocupada no Brasil encolheu 5% em três meses, recuando para 81,7 milhões, nova mínima histórica da série. O número representa uma redução de 4,3 milhões pessoas em relação ao trimestre anterior. Já em 12 meses, o País perdeu 12 milhões de postos de trabalho, considerando todas as formas de atuação no mercado de trabalho.

O rendimento médio real habitual ficou em R$ 2.542 no trimestre terminado em agosto, alta de 3,1% frente ao trimestre anterior e de 8,1% em relação ao mesmo trimestre de 2019, influenciado principalmente pela maior redução do contingente de trabalhadores informais no País.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Jogos 3D e VR: nova tendência de jogos on-line é fenômeno no Brasil
Rússia anuncia falta de médicos em meio ao aumento de casos de coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar