Sábado, 18 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dilma veta projeto que obrigava o pagamento de gorjeta para garçom

Compartilhe esta notícia:

O projeto determinava que para obter o registro, o candidato a garçom deveria ter dois anos de experiência (Foto: Reprodução)

A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que regulamentava a profissão de garçom e tornava obrigatório o pagamento de 10% de gorjeta à categoria como taxa de serviço. O veto foi publicado na edição desta sexta-feira (07) do Diário Oficial da União. Se o texto, de autoria do Senado, tivesse sido sancionado, os clientes seriam obrigados a pagar os 10% gostando ou não do serviço.

A proposta previa que quem serve bebida e comida em bares, restaurantes ou hotéis poderia ser considerado garçom. No entanto, seria necessário registro profissional para exercer a atividade. O projeto determinava que, para obter o registro, o candidato a garçom deveria ter dois anos de experiência. A profissão estava há 24 anos à espera da regulamentação.

Na justificativa do veto enviada ao Senado, a chefe do Executivo argumentou que a proposta aprovada pelos congressistas era inconstitucional. Dilma destacou que, antes de tomar a decisão, ela ouviu os ministérios da Justiça, da Fazenda, do Planejamento, do Trabalho e da Micro e Pequena Empresa, além da Secretaria-Geral e da Advocacia-Geral da União.

Segundo a chefe do Executivo, as pastas advertiram que o artigo 5º da Constituição, em seu inciso XIII, “assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições  apenas quando houver a possibilidade de ocorrer dano à sociedade”. (AG)  

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Superior Tribunal de Justiça nega recurso de Lula que pedia suspeição do juiz Sérgio Moro, que comanda os processos da Operação Lava-Jato na primeira instância
O presidente Michel Temer sanciona o novo Refis, programa de refinanciamento de dívidas com o fisco, com quatro vetos
https://www.osul.com.br/dilma-veta-projeto-que-tornava-obrigatoria-gorjeta-para-garcom/ Dilma veta projeto que obrigava o pagamento de gorjeta para garçom 2015-08-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar