Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2016
No próximo sábado (30), às 19h, ocorre o lançamento do curta-metragem “Oficina Choro e Samba”, no Cine Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028). O documentário, dirigido por Francisco Cadaval, marca os doze anos de atividade da Oficina Choro e Samba do Santander Cultural. A entrada franca com retirada de senhas por ordem de chegada.
O filme, cujo elenco apresenta Luis Machado, Mathias Pinto, Camila Kramer e Robert Lopes, conta a história de um trabalho de sucesso. Com a proposta de promover a educação musical por meio da linguagem do choro, a oficina realiza encontros semanais para fazer um resgatar e ilustrar as origens e o desenvolvimento dos gêneros choro e samba, considerados as primeiras manifestações musicais genuinamente brasileiras.
Vale destacar que em 2015, a Oficina recebeu Menção Honrosa no Prêmio Açorianos de Música. Em 2016, o mote está sendo a criação de novos grupos que fomentem o cenário cultural nacional e até internacional, com repertórios próprios e releituras de clássicos de compositores fundamentais para o gênero, como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Paulinho da Viola e outros.
A oficina é gratuita, aberta para todos os públicos de todas as idades e os participantes podem levar seus instrumentos. As inscrições estão sempre abertas, aos sábados, no local, com Mathias Pinto, instrutor que assumiu o posto do professor Luis Machado em 2014.