Terça-feira, 26 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd DUAS FACES DA MOEDA

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Nos últimos 12 meses, houve perda de 1 milhão e 520 mil empregos, segundo levantamento do Ministério do Trabalho.
A taxa de desemprego no Brasil deverá continuar crescendo nos próximos dois anos, prevê a Organização Internacional do Trabalho em estudo divulgado esta semana.

As centrais de trabalhadores mantêm silêncio. Vinculadas aos partidos que integram o governo federal, evitam se pronunciar para evitar constrangimentos. Abdicam do dever e deixam seus associados à deriva.

A 29 de janeiro de 1946, o articulista Osvaldo Costa publicou comentário com o título “Colaboração e não Colaboracionismo”, na Folha da Manhã, de São Paulo, apontando diferenças entre as duas posturas. O trecho inicial:

“Colaboração não é barganha, é desinteresse. Não é transigência com os princípios: pelo contrário, é firmeza e irredutibilidade na defesa dos princípios. Não é apoio incondicional, em troca de empregos e posições; é esclarecimento dos problemas, é indicação dos rumos certos e seguros a tomar para a solução dos mesmos, é contribuição pessoal ou coletiva, sempre desambiciosa, para a busca do melhor modo de resolvê-los.”

Não é o que as centrais fazem. Preferem aderir ao colaboracionismo, que se enquadra na modalidade do “sim, senhora”.

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Um duro golpe nos que acreditaram
Ziulkoski diz que veto de Dilma retira R$ 24,5 bi das prefeituras
Pode te interessar