Terça-feira, 27 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Pousos e decolagens voltam ao Aeroporto Salgado Filho após cinco meses de paralisação

Compartilhe esta notícia:

Passageiros do primeiro voo foram recepcionados no desembarque por autoridades e tradicionalistas. (Foto: Maurício Tonetto/Secom-RS)

Eram cerca de 8h dessa segunda-feira (21) quando um avião da empresa Azul procedente de Campinas (SP) pousou na pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A aterrissagem, seguida de recepção festiva aos passageiros e tripulantes, marcou a retomada parcial dos voos ao terminal na Zona Norte, após mais de cinco meses de paralisação devido às enchentes de maio.

Contribuindo para o evento, a manhã era de sol e tempo firme. Na aeronave caracterizada com elementos da cultura gaúcha, seus comissários trajavam lenços com as cores vermelha, amarela e verde que simbolizam o Rio Grande do Sul, ao passo que os pilotos tremularam bandeiras gaúchas pela janela da cabine ao estacionarem.

Além de receberem já na pista os cumprimentos de autoridades como o governador Eduardo Leite, gestores da empresa Fraport (concessionária do Salgado Filho) e representantes do movimento tradicionalista, os 171 viajantes foram recepcionados de forma calorosa no saguão de desembarque. O agito foi puxado por banda típica alemã, estátua-viva do Monumento ao Laçador e mascotes alusivos a atrações de Gramado (Serra Gaúcha), dentre outros mimos.

A primeira passageira a descer da aeronave se surpreendeu com a acolhida. “Eu vim a trabalho, [antes do embarque] não tinha ideia que esse era o primeiro voo para Porto Alegre depois de tanto tempo”, declarou a psicóloga Suien Braga. “É uma chegada emocionante”.

Logo depois foi a vez de um voo da Gol tocar o solo do Salgado Filho, dando prosseguimento a um cronograma que totalizou 70 pousos ou decolagens ao longo do dia. Por enquanto, as operações do aeroporto estão restritas a voos  nacionais, com origem ou destino às cidades de São Paulo, Campinas (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), entre 8h e 22h.

Para novembro, é esperada a reativação das rotas entre a capital gaúcha e as cidades gaúchas de Pelotas (Sul do Estado), Santa Maria (Centro), Santo Ângelo (Noroeste) e Uruguaiana (Fronteira-Oeste), além de Curitiba (PR). Já os voos internacionais só devem ser retomados no terminal no dia 16 de dezembro.

Período crítico

O Aeroporto Salgado Filho era uma dos mais movimentados do País, até a inundação causar danos severos à sua pista e demais instalações, exigindo seu fechamento total do dia 3 de maio em diante. Parte dos voos comerciais com origem ou destino a Porto Alegre passou a ser absorvida pela Base Aérea de Canoas, a 10 quilômetros de distância.

Conforme o Ministério dos Portos e Aeroportos, o aeródromo militar da cidade vizinha deve manter esse papel complementar por mais alguns meses, até que não seja mais necessária tal logística.

A paralisação de atividades levou a concessionária Fraport a pedir ao governo federal a revisão extraordinária do contrato de concessão. Isso porque a necessidade de reparar os estragos gerou um impacto financeiro sem precedentes em décadas de história do aeroporto de Porto Alegre.

Em sintonia com exigências internacionais de segurança para a volta das operações, governo federal e Fraport montaram um plano de recuperação de infraestrutura. Isso permitiu avanços graduais, como a retomada (em 15 de julho) dos serviços de check-in e check-out de passageiros, transportados por via terrestre entre os dois terminais.

Em agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu sinal-verde a liberação de quase R$ 426 milhões à empresa pelo Ministério de Portos e Aeroportos. No dia 27 de setembro, por meio de medida provisória, o Ministério de Portos e Aeroportos foi autorizado a repassar à Fraport a quantia, que será efetivada à empresa em parcelas, mediante a comprovação da necessidade de gastos – o valor total pode ser reajustado durante o processo.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Justiça derruba norma que favoreceria bancos pagadores de benefícios do INSS em oferta de consignado
Notícias da Assembleia Legislativa do RS
Pode te interessar