Domingo, 11 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 16 de maio de 2015
A 1ª edição do Simpósio de Eficiência Energética: Emissões e Combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) será realizado no dia 21 de maio, das 8h às 18h, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP). Serão oito palestras (sendo duas internacionais) e um painel de encerramento, com a participação de especialistas e representantes do Governo,
“Em outubro de 2017, as montadoras terão de comprovar, de acordo com o programa Inovar-Auto, a redução das emissões veiculares, na média do pportfólio dos produtos em comercialização. Assim, a eficiência energética, por meio de novas tecnologias, redução de emissões e qualidade de combustíveis, torna-se crucial às montadoras. Nesse sentido, o simpósio chega em momento oportuno”, avalia Alfredo Castelli,(Magneti Marelli) e diretor da entidade e um dos membros da comissão organizadora, ao lado de Jair Pasquini (Robert Bosch), Renato Linke (Cetesb), Sérgio Viscardi (Ipiranga) e Vicente Pimenta (Delphi).
Sob o tema “Tecnologias, combustíveis, emissões e eficiência energética: qual a direção a seguir?”, o simpósio conta com a palestra de abertura do 1º vice-presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Antonio Megale, que aborda o “Panorama da indústria automobilística nacional: mercado, tecnologia e investimento”.
Na sequência, “Eficiência do veículo a etanol”, a ser proferida pelo professor doutor Francisco Nigro, da Universidade de São Paulo; “Deposit Control Additives for Direct Injection Gasoline Engines”, de John Bennett, da Afton Chemical; “Injeção direta x indireta para motores Otto: mercado, emissões e consumo”, por Franz Leitner, diretor da divisão de engenharia da AVL no Brasil; e “Estratégias para melhoria da eficiência energética”, por Gabriel Murgel Branco, diretor da EnvironMentality.
No período da tarde, mais três palestras. Fábio Ferreira, diretor de produto da Bosch, discorre a palestra“Conciliando melhorias de emissões e consumo veicular para o mercado local”; Nilton Shiraiwa, gerente de motores e ATS da Mercedes-Benz, fala sobre “Tecnologias de controle de emissões para veículos pesados visando a experiência do Euro 6”. Mateus Dal Piccol, gerente de homologações da Idiada, encerra o capítulo de palestras, com o tema “Ciclo harmonizado WLTP: consumo e emissões”.
Todas as apresentações contam com sessão de perguntas e respostas. No entanto, o ponto alto do simpósio deverá acontecer no painel de encerramento, cujo tema, provocativo, é “Qual a direção a seguir?”. Esse painel terá duração de 1h20, com a participação de Margarete Gandini, coordenadora geral de Arranjos Produtivos Locais do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e representantes da área automotiva.
Voltar Todas de Marcas & Veículos