Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece “Estado privilegia pessoas que não são qualificadas”, afirma Joaquim Barbosa em palestra em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Jurista foi bastante aplaudido na Fiergs (Foto: Lucas Uebel/O Sul)

O público lotou o teatro do Sesi, na Fiergs, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (27), para assistir à palestra magna do ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa, que foi bastante aplaudido desde sua subida ao palco. Muitas pessoas não conseguiram entrar e tiveram que assistir à explanação no café do saguão, por meio de um telão, o que sinaliza o sucesso da iniciativa da Agas, promotora da 34ª Expoagas.

O ex-ministro falou sobre o capitalismo, que engessa ações por ser um sistema “quebrado”. Ele criticou o Poder Executivo, forte e desproporcional se comparado ao Legislativo. O acesso aos gastos públicos, segundo Barbosa, pode ser corrompido pela “ética absurda” que se instalou na vida pública brasileira, através de cargos públicos que cumprem basicamente atender interesses de quem está no poder. O palestrante também criticou o acesso aos cargos públicos via concursos e disse que os candidatos são treinados para responder perguntas e não detém qualificação para exercer os cargos pretendidos. “Não devemos nos surpreender. O Estado privilegia pessoas que não são qualificadas, pessoas que não são preparadas para suprir os serviços que o País necessita.”

Entre outros itens, Barbosa também analisou a pressão que as cúpulas dos partidos políticos exercem sobre o Executivo para a nomeação de pessoas. Mesmo diante de tantas irregularidades, “desta nuvem” que cobre o Brasil, como conceituou, o jurista disse não pretender passar uma mensagem pessimista. “Há solução para um modelo de governança baseado na fraude e no engodo?”, questionou. Segundo ele, “é preciso conhecer o contexto para se achar a saída”. Não é possível esperar por uma solução em um passe de mágica, mas é preciso que o povo brasileiro tenha percepção de tudo o que acontece, mesmo engessado para tomar atitudes que possam resolver o problema. Depois disso, o ex-ministro respondeu a perguntas do público, detalhando mais a fundo seus pontos de vista. (Clarice Ledur)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Galeria DAVERA leva obras de Maurício Porto para o Sheraton Porto Alegre
Companhias aéreas criaram classe que fica entre a econômica e a executiva
https://www.osul.com.br/estado-privilegia-pessoas-que-nao-sao-qualificadas-afirma-joaquim-barbosa-em-palestra-em-porto-alegre/ “Estado privilegia pessoas que não são qualificadas”, afirma Joaquim Barbosa em palestra em Porto Alegre 2015-08-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar