Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Estão ressentidos

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Deputados estaduais da base aliada usam uma imagem para criticar: no meio do jogo, o núcleo do poder do Palácio Piratini inclina o tabuleiro na sua própria direção e os demais não conseguem ver as jogadas. A partir daí fica difícil saber qual a estratégia e, em consequência, votar a favor do Executivo.

Não dá para adiar

O País terá saída quando reavaliar o tamanho da gestão pública, que precisa ser exercida dentro do que o orçamento comporta. Gestão com seriedade, tecnologia, competência, treinamento e planejamento. A reforma do Estado brasileiro é inadiável. O atual modelo mostrou sua falência. A modernização não pode mais ser adiada.

Dados evidentes

Com Estados não conseguindo pagar funcionários, fornecedores de produtos e prestadores de serviços, além do investimento zero, o Brasil chegou ao fundo do poço. A Previdência Social quebrada também desceu às profundezas. A amplitude da corrupção levou a bater no fundo do poço. Não é a nossa vocação e destino. Não é o lugar para o País que tem o oitavo maior Produto Interno Bruto do mundo.

Torcida faz parte do jogo

A partir das 14h de hoje, o ex-presidente Lula prestará depoimento à Justiça Federal como estabelece a lei. Anormalidades só fora do prédio.

Vai subindo

O Impostômetro, que mede a arrecadação no País, chega hoje a 800 bilhões de reais. O registro do placar eletrônico começou a ser feito em 1º de janeiro. O ano já tem 128 dias. Dividindo pelo total, dá 6,25 bilhões de reais de arrecadação diária de impostos no Brasil.
Os governos ainda reclamam que precisam de mais dinheiro.

Desprezo

O deputado estadual João Fisher apresentou, em 2011, um projeto que cria o Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água Tratada no Rio Grande do Sul. A condição para ser votado em plenário é o apoio de 37 dos 55 deputados na reunião de líderes de bancadas. Inexplicavelmente, não aconteceu até agora.

Para ilustrar

Em 1600, Henrique IV, rei da França, declarou a seus súditos sobre a água: “Usem como quiserem, devolvam como pegaram e, se houver, paguem pela diferença entre as águas captadas e as lançadas após seu uso”. Em 1776, o economista inglês Adam Smith afirmou que “não damos valor ao que nos é essencial, a água, mas o fazemos ao que nos é pouco útil, o diamante”.

Andando devagar

A malha ferroviária brasileira tem pouco mais de 30 mil quilômetros, quase metade da existente na França. Não se pode negar que perdemos competitividade e um dos principais entraves é a questão logística, que encarece cada vez mais o custo de produção. A safra de grãos bate recordes e uma das dificuldades é o escoamento da região Noroeste do Estado ao porto de Rio Grande.

Há 40 anos

No dia 10 de maio de 1977, o senador Paulo Brossard discursou na tribuna, defendendo a necessidade de uma Constituinte capaz de refazer o sistema político brasileiro. A certa altura, disse que “ela vai tirar a nação desse crematório de esperanças e de energia a que é periodicamente submetida”.

Enganam-se
Ainda há envolvidos em corrupção com uma bazuca na mão, achando que é um míssil.

Demorou

A sociedade enxerga com clareza que existem instituições no Brasil trabalhando pelo fim da impunidade.

Qual o papel
O Parlamento não pode ser apenas uma fábrica de leis. Precisa exercer um tipo rigoroso de fiscalização que vá além dos discursos inflamados.

Dos bastidores
Nunca os portões laterais foram tão usados no Piratini para entrar e sair. Mesmo assim, as paredes escutam.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Decisão judicial retira Concepa da Freeway
Canal com o povo
https://www.osul.com.br/estao-ressentidos/ Estão ressentidos 2017-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar