Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| EUA expulsa 35 russos em resposta à atividade hacker na eleição

Compartilhe esta notícia:

Obama afirma que as raízes do trumpismo já estavam presentes na atuação da oposição republicana. (Foto: Reprodução)

Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (29) uma série de sanções à Rússia por “sabotagem a processos e instituições eleitorais”. Entre as medidas, está a expulsão de 35 agentes de inteligência russos em Washington e San Francisco e o fechamento de dois complexos dos serviços de inteligência da Rússia em Nova York e Maryland.

O presidente Barack Obama afirmou que o roubo de dados e a exposição de informações durante a eleição só podem ter sido coordenados pelos níveis mais elevados do governo russo. Disse, ainda, que os diplomatas americanos viveram “um nível inaceitável de assédio” em Moscou por parte dos serviços de segurança russos e pela polícia ao longo do último ano.

Obama disse que os EUA puniram nove entidades e indivíduos, incluindo o GRU e o FSB, dois serviços de inteligência russos, quatro funcionários do GRU e três empresas que forneciam suporte para a GRU.

Ele afirmou que as ações são uma resposta apropriada aos “esforços para danificar interesses dos EUA violando normas internacionais de comportamento”. O presidente disse que todos os americanos deveriam se alarmar pelas ações da Rússia.

Obama afirma que sua administração irá providenciar um relatório para o Congresso nos próximos dias sobre “os esforços russos para interferir em nossa eleição, bem como uma ciberatividade maliciosa relacionada ao nosso ciclo eleitoral em eleições anteriores”.

O presidente afirmou que os EUA e seus aliados devem trabalhar juntos para se opor aos esforços russos para enfraquecer as normas internacionais estabelecidas de comportamento e interferir em governos democráticos.

Um alto funcionário americano, que deu entrevista à Reuters pedindo anonimato, disse à agência que os agentes de inteligência expulsos terão 72 horas para deixar o país. O acesso aos dois complexos será negado a todos os funcionários russos ao meio-dia de sexta-feira, acrescentou.

Ele afirmou que os russos que estão sendo expulsos exerciam atividades “não compatíveis” com a diplomacia. (AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Justiça decreta fiança de 300 mil reais para prefeito eleito e vereadores de Osasco
Dólar termina 2016 em queda de mais de 17%, cotado a 3,24 reais
https://www.osul.com.br/eua-expulsa-35-russos-em-resposta-a-atividade-hacker-na-eleicao/ EUA expulsa 35 russos em resposta à atividade hacker na eleição 2016-12-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar