Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-ministro da Educação é condenado a pagar 50 mil reais a Eduardo Cunha

Compartilhe esta notícia:

Cid Gomes negou ainda ter feito referência direta à pessoa do presidente da Câmara dos Deputados. (Foto: Reprodução)

O ex-ministro da Educação, Cid Ferreira Gomes, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)  a pagar R$ 50 mil por danos morais ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, após uma declaração no qual o acusou de achaque. O episódio ocorreu em fevereiro deste ano.

Para justificar o pedido de indenização, Eduardo Cunha alegou que as acusações “mancharam sua honra e reputação”, uma vez que foram divulgadas por diversos veículos de comunicação. O ex-ministro, por sua vez, se defendeu alegando ter usado o termo “achaque” ao se referir “à manobra de pressão política exercida pelo Poder Legislativo sobre o Poder Executivo, com a intenção de subjugá-lo e de enfraquecê-lo politicamente”. Negou ainda ter feito referência direta à pessoa de Eduardo Cunha. Outro argumento usado por Gomes se baseou na liberdade de expressão.

O juiz considerou ter havido danos morais. “Ao individualizar a quem imputava a conduta de achacador o réu extrapolou os limites da sua liberdade de expressão. E nem se diga que a intenção era apenas no sentido de criticar ou emitir opinião desfavorável ou se referir a manobras utilizadas pelo deputado. Veja-se que quem visa apenas criticar ou emitir opinião desfavorável não necessita adjetivar quem quer que seja, menos ainda utilizando-se de palavras rebuscadas e indicando pessoa certa, seja de forma direta ou indireta”, ponderou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presidente sírio culpa Ocidente pela crise de refugiados
Uma pesquisa mostrou que três em cada dez brasileiros não controlam os seus gastos
https://www.osul.com.br/ex-ministro-da-educacao-e-condenado-a-pagar-50-mil-reais-a-eduardo-cunha/ Ex-ministro da Educação é condenado a pagar 50 mil reais a Eduardo Cunha 2015-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar