Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o ex-ministro Guido Mantega também foram responsabilizados por perdas de 126 milhões de reais na instituição

Compartilhe esta notícia:

Auditoria constatou irregularidade. (Foto: AE)

O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu nesta quarta-feira (5), responsabilizar o empresário Joesley Batista, dono da JBS, juntamente com o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho, por um prejuízo de R$ 126 milhões causado ao banco público em operação para a compra do frigorífico americano Swift, em 2007. Relatório da corte concluiu, com base na delação premiada do empresário, que os três se associaram de forma criminosa para conceder vantagens indevidas ao grupo empresarial em negócios com a instituição financeira.

A medida tomada pelos ministros contraria trecho do acordo firmado por Joesley com a PGR (Procuradoria-Geral da República) na esfera criminal. O documento permite que a corte de contas use a colaboração como prova em seus processos, desde que ela não sirva para prejudicar o delator. A maioria dos ministros acompanhou o relator do processo, Augusto Sherman. Ele entendeu que a cláusula não pode afastar a competência da corte de exigir do empresário a reparação de dano ao erário.

A decisão serve de paradigma para outros processos discutidos pelo plenário do TCU, tanto os referentes à JBS quanto aos de outras empresas envolvidas em corrupção, cujos esquemas tenham sido tratados em delações. O julgamento representa um revés para o MPF (Ministério Público Federal), que teme desestímulo às colaborações, usadas em operações como a Lava Jato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O sogro da filha do ministro Edson Fachin do Supremo trabalha para a família dos irmãos Batista, donos da JBS/Friboi
“Eu falo palavrões em legítima defesa”, diz Ciro Gomes
https://www.osul.com.br/ex-presidente-bndes-luciano-coutinho-e-o-ex-ministro-guido-mantega-tambem-foram-responsabilizados-por-perdas-de-126-milhoes-de-reais-na-instituicao/ Ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o ex-ministro Guido Mantega também foram responsabilizados por perdas de 126 milhões de reais na instituição 2017-07-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar