Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fog

Armando Burd Executivo terá maioria garantida no plenário

Compartilhe esta notícia:

Bertrand Russel, que viveu de 1872 a 1970, considerou-se liberal, socialista e pacifista. (Foto: Reprodução)

Um recuo aqui, outro ali e o governo do Estado aprovará o pacote de projetos na convocação extraordinária da Assembleia Legislativa, que começa hoje. Dará um alívio no caixa.

As alterações que o Executivo aceitou, a partir de pressão da bancada do MDB, surgiram em decorrência da apresentação insuficiente de números. A falta de clareza é um equívoco que a maioria dos governos comete.

Bloco do eu sozinho

A ausência do deputado estadual Pedro Pereira na semana decisiva de votações não causa estranheza. Está viajando com a família, porém há muito tempo Pereira age em faixa própria. A direção do PSDB deixou de realizar o óbvio, que seria aproximá-lo. Outros partidos costumam usar uma tática infalível: atribuem ao rebelde uma função de relevo na executiva. O envolvimento destrói barreiras.

Se aceitar, será surpreendente

Como a unanimidade no PSDB gaúcho é meta muito difícil, surgem os que defendem prévia para escolha do candidato à Prefeitura de Porto Alegre entre Nelson Marchezan e Yeda Crusius.

A propósito de volta à participação política, a ex-governadora poderia colaborar com a atual gestão do Palácio Piratini. Pelo menos, indicaria caminhos que ela trilhou com êxito: o do aperto das contas públicas e do reequilíbrio do orçamento.

Precisa sair do atoleiro

Nove entre cada dez congressistas têm afirmado que a reforma tributária agora vai andar. O problema inicial é fazer passar por um filtro mais de 100 propostas protocoladas. Em meio a isso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, avisou que o Poder Executivo quer sugerir ajustes.

Relatório do Banco Mundial apresentado em 2018 mostra que o Brasil perde 60 bilhões de reais ao ano com burocracia tributária. Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário aponta o nosso país como praticante do sistema mais complexo e caro do mundo.

Os governos também se beneficiarão com a reforma, porque descomplicar significará diminuir a sonegação.

Rodízio

Deputados federais e estaduais mais senadores têm listas completas dos que lhes ajudaram na eleição de 2018. Agora, vão se empenhar na reciprocidade, reforçando as candidaturas de prefeitos e vereadores.

Disparada

O placar eletrônico Jurômetro chegou ontem à noite a 40 bilhões de reais, valor pago pelo governo federal desde o dia 1º deste mês para rolar sua dívida. A quantia possibilitaria manter 15 milhões e 285 mil alunos em escolas.

Por longos anos, governos não tiveram o mínimo comprometimento com as consequências dos desperdícios. Irresponsáveis, deixaram a conta para o futuro.

Só um aceno

A 28 de janeiro de 1995, Luiz Inácio Lula da Silva, na primeira entrevista concedida após ser derrotado na eleição presidencial, disse que “Fernando Henrique Cardoso tem tudo para acertar”. Prometeu votos do PT “se ele cumprir um terço do que prometeu em termo política social”.

Não demorou para Lula e o PT adotarem oposição intensa.

Há 65 anos

A deputada estadual Suely Oliveira, do PTB, a 28 de janeiro de 1955, foi a primeira mulher na História a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa. Tinha sido eleita para o cargo de 1ª secretária da mesa diretora. Como alguns deputados estavam viajando, assumiu, seguindo a linha de sucessão. Desde 1951, Suely representava o magistério e exerceu seis mandatos.

Precisam inovar

Bertrand Russell foi um dos mais influentes pensadores do século 20. Certa vez, perguntou: por que os homens insistem em repetir erros antigos, havendo tantos erros novos para escolher?

Encaixa na prática de muitos governantes brasileiros.

Exageram nas doses

Pretensão na política é como cerveja: cada qual tem quanto quiser para se embriagar.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Maia já fez 11 viagens de jato da FAB no recesso
Witzel pode ser processado por gravar Mourão
Deixe seu comentário
Pode te interessar