Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de setembro de 2015
O PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal) foi apresentado hoje na Casa da Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) na Expointer pelo pesquisador do IPVDF (Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor)/Fepagro Saúde Animal, Maurício Dasso. A palestra integrou o tema de debate “Sanidade Animal”.
De acordo com Dasso, o Programa foi instituído em 2001 pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional. “O PNCEBT introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo o território nacional e definiu uma estratégia de certificação de propriedades livres ou monitoradas”, informou.
O médico veterinário contou que o Programa surgiu a partir da necessidade de melhorar a eficácia das medidas de combate à brucelose e à tuberculose, dando um enfoque populacional, além de promover a qualidade sanitária dos produtos de origem animal oferecidos ao consumidor (saúde pública). “Surgiu também pela necessidade de modernizar as cadeias produtivas do leite e da carne, aumentando a produtividade e o comércio nacional e internacional”, acrescentou.
Conforme o pesquisador, entre os objetivos específicos do PNCEBT destacam-se a redução na prevalência e na incidência de novos focos de brucelose e tuberculose, além da garantia ao consumidor da oferta de produtos de baixo risco sanitário na origem.