Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo FBI prende grupo que planejava sequestrar a governadora do Michigan, nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Gretchen Whitmer é do Partido Democrata

Foto: Divulgação
Gretchen Whitmer é do Partido Democrata. (Foto: Divulgação)

O FBI (a polícia federal dos Estados Unidos) informou, nesta quinta-feira (08), que prendeu 13 pessoas envolvidas em milícias armadas que planejavam sequestrar a governadora do Estado do Michigan, a democrata Gretchen Whitmer.

Um dos planos descobertos também pretendia invadir a sede do governo estadual e as casas de autoridades locais. De acordo com o inquérito policial, o grupo tinha características de uma milícia armada. Os seus integrantes planejaram a ação durante meses, com treinamento e compra de armas. Os acusados pretendiam também “instigar uma guerra civil”, segundo a procuradora-geral do Michigan, Dana Nassel.

Primeiro, as autoridades dos EUA anunciaram a prisão de seis acusados na noite de quarta-feira (07) – data em que se planejavam se encontrar para pagar os explosivos comprados para a ação contra a governadora, informou o FBI.

Esse grupo planejava sequestrar Whitmer de dentro de uma casa de veraneio da democrata. Segundo o inquérito do FBI, os acusados queriam tirar a governadora do cargo por ela ter “poderes sem controle”. O plano envolvia, ainda, um “julgamento por traição” contra a democrata.

Depois, na tarde desta quinta, a polícia anunciou que outras sete pessoas foram presas por um complô que planejava invadir a sede do governo do Michigan e sequestrar autoridades, inclusive a governadora. Autoridades locais disseram que, se condenados, os integrantes dessas milícias podem ser condenados à prisão perpétua.

Whitmer adotou em abril, com apoio de parlamentares democratas, medidas de isolamento para conter o avanço do novo coronavírus no Estado em um momento de alta nos contágios nos Estados Unidos. Com uma sociedade dividida, parte elogiou as decisões da governadora, mas outros habitantes protestaram contra a paralisação de atividades e restrições à circulação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Justiça Eleitoral divulga a lista dos mesários que atuarão nas eleições deste ano
Secretaria da Agricultura do RS envia 19 pacotes de sementes não solicitadas para análise
https://www.osul.com.br/fbi-prende-grupo-que-planejava-sequestrar-a-governadora-do-michigan-nos-estados-unidos/ FBI prende grupo que planejava sequestrar a governadora do Michigan, nos Estados Unidos 2020-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar