Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Geral Fome em Gaza: após ser bloqueado por Israel, comboio com 200 toneladas de comida é saqueado

Compartilhe esta notícia:

No norte de Gaza, uma em cada seis crianças com menos de dois anos está severamente desnutrida. (Foto: UNRWA)

O Programa Alimentar Mundial (PAM) disse que seu comboio de ajuda foi bloqueado pelo exército israelense dentro da Faixa de Gaza, sendo em seguida saqueado por “pessoas desesperadas”. A agência da ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que o comboio era composto por 14 caminhões com cerca de 200 toneladas de alimentos, e seguia rumo ao norte do enclave, no primeiro carregamento após a suspensão das entregas de ajuda àquela zona, em 20 de fevereiro.

Mas depois de três horas de espera no posto de Wadi Gaza, no centro do território palestino, o comboio foi rejeitado pelo exército israelense e teve de regressar.

Depois de os caminhões terem sido desviados, foram parados por “uma grande multidão de pessoas desesperadas, que saquearam a comida” e levaram cerca de 200 toneladas, informou a agência, em comunicado.

A agência da ONU interrompeu a distribuição de alimentos no norte de Gaza em 20 de fevereiro devido ao “caos e violência total”, depois de outro comboio ter sido baleado e saqueado.

O PAM disse que estava buscando todas as formas de levar alimentos ao norte de Gaza, mas que as estradas eram a única forma de transportar grandes quantidades de alimentos necessários para evitar a fome.

Na manhã de terça-feira, seis toneladas de alimentos – suficientes para 20 mil pessoas – foram lançadas por via aérea em cooperação com a força aérea jordaniana, acrescentou.

“Os lançamentos aéreos são o último recurso e não evitarão a fome”, disse Carl Skau, vice-diretor executivo da agência.

A ONU estima que 2,2 milhões dos 2,4 milhões de habitantes de Gaza estão à beira da fome, especialmente no norte, onde as forças israelenses bloqueiam a entrada de ajuda.

Desnutrição

No norte de Gaza, uma em cada seis crianças com menos de dois anos está severamente desnutrida. Nessa quarta-feira (6), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, disse que “os menores que sobreviveram a bombardeios, podem não sobreviver à fome”.

A OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, alertaram para os níveis extremos de insegurança alimentar infantil no norte de Gaza, com pelo menos 15 crianças mortas por desnutrição e desidratação no Hospital Kamal Adwan e outras seis gravemente desnutridas em risco de morte.

O Unicef afirmou que as taxas de desnutrição para crianças menores de cinco anos no norte de Gaza, onde o acesso à ajuda tem sido limitado, são três vezes maiores do que as do sul.

Em conversa com jornalistas nessa quarta-feira, o coordenador humanitário interino da ONU para o Território Palestino Ocupado, Jamie McGoldrick, disse que a desnutrição está causando mais casos médicos do que as equipes são capazes de lidar.

Ele mencionou que a situação da fome é desesperadora e que na terça-feira 14 caminhões do Programa Mundial de Alimentos, PMA, que se dirigiam ao norte foram “completamente saqueados”. As informações são da agência de notícias AFP e da ONU.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Brasileiro de 22 anos morre após briga em praia de Portugal
Companhia aérea pode proibir venda de milhas a terceiros, decide o Superior Tribunal de Justiça
https://www.osul.com.br/fome-em-gaza-apos-ser-bloqueado-por-israel-comboio-com-200-toneladas-de-comida-e-saqueado/ Fome em Gaza: após ser bloqueado por Israel, comboio com 200 toneladas de comida é saqueado 2024-03-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar