Sábado, 27 de Fevereiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair

Tecnologia Fórum da Liberdade discutirá o impacto das mídias sociais na liberdade de expressão

Compartilhe esta notícia:

Evento acontece dias 12 e 13 de abril, em formato híbrido.

Foto: Divulgação
Evento acontece dias 12 e 13 de abril, em formato híbrido. (Foto: Divulgação)

Mídias sociais podem bloquear usuários? Esse bloqueio pode ser seletivo ou precisa ser amplo? Quem é o dono dos dados coletados pelas mídias sociais? Quais as oportunidades e ameaças para pessoas e empresas?

Encontrar respostas para esses difíceis dilemas é o desafio do próximo Fórum da Liberdade,evento que ocorre há mais de 30 anos para debater a liberdade no Brasil.

Com o tema “O digital limita ou liberta?”, o evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de abril em formato híbrido – com palestras presenciais para associados do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), obedecendo a todos os protocolos de saúde que estarão vigentes, e transmissão online da programação aberta ao público.

A escolha do tema reflete o momento dicotômico que a sociedade está vivendo em relação à pandemia global e ao impacto da tecnologia no dia a dia. Por um lado as mídias permitiram maior conexão, produtividade, competição em negócios estabelecidos, novas empresas e ferramentas, alcance e novas formas de expressão para mensagens antes com baixa visibilidade. Por outro, esse mesmo ambiente digital pode provocar bolhas de informação e desinformação, ameaça à privacidade, ampliação do embate em guerras culturais e riscos de tendências à concentração de mercado nas áreas tecnológicas.

“O Fórum da Liberdade já tem uma forte tradição de propor debates que sejam relevantes e atuais. Rapidamente, as mídias sociais assumiram um papel essencial no nosso dia a dia profissional e pessoal, potencializado com a pandemia, e nossa proposta é refletir o quanto isso pode impactar a vida em sociedade. A hiperconexão veio para ficar. Precisamos conviver harmonicamente com ela e ainda assim preservar nossas liberdades individuais”, afirma a presidente do IEE, Júlia Evangelista Tavares.

Esta será a 34ª edição do Fórum, considerado pela revista Forbes o maior debate de ideias da América Latina. Criado em 1988 pelo Instituto de Estudos Empresariais, o Fórum reuniu mais de 80 mil pessoas, com a participação de quase 400 palestrantes de 25 países e mais de 500 horas de conteúdo produzido. O evento já trouxe ao Brasil cinco agraciados com o Prêmio Nobel e quase uma dezena de chefes de Estado. Em 2021, o Fórum inaugurará um novo formato com transmissão simultânea interconectada de seus hubs em Porto Alegre e São Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Porto Alegre registra mais de 2,3 mil doses aplicadas contra o coronavírus
O Brasil registrou 1.340 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas
Deixe seu comentário
Pode te interessar