Terça-feira, 28 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Fórum Sesc de Educação reunirá mais de 11,7 mil professores gaúchos em agosto

Compartilhe esta notícia:

Bruno Ferreira Kaingang é o primeiro palestrante. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Vem aí o Fórum Sesc de Educação com o tema História e Cultura Indígenas e Afro-brasileiras na Escola: Percursos e Desafios. O evento promovido pelo Sesc/RS, ocorrerá nos dias 03, 04 e 05 de agosto.

A primeira palestra será do primeiro indígena a receber o título de doutor na UFRGS, Bruno Ferreira Kaingang. Ele defende um modelo de escola intercultural, que respeite os processos próprios de construir conhecimentos dos povos originários do Brasil. Em sua palestra, no primeiro dia do evento, ele falará sobre como trabalhar esse assunto nas escolas regulares, valorizando e considerando suas histórias e culturas.

Durante os dias do fórum, também haverão palestras sobre Culturas Afro-Brasileira, ministrada por Maria Rita Py Dutra; e Diversidade no Cotidiano Escolar, com Rossandro Klinjey. As inscrições de municípios estão encerradas e os professores de cada cidade já inscrita podem obter informações sobre suas participações junto às Secretarias Municipais de Educação. O evento vai reunir profissionais de 92 municípios gaúchos, de todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Fórum Sesc de Educação

Data: 03 a 05/08 (Terça a Quinta-feira)
Horário: 19h às 21h

Programação:

03/08 (Terça-feira)
Tema: Cultura Indígena
Palestrante: Bruno Ferreira Kaingang – é especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena pela Escola Superior de Teologia-EST e pesquisador em políticas públicas para a educação escolar indígena e em processos próprios de aprendizagem das crianças indígenas. Com indicação de tese destaque para concorrer ao Prêmio Capes e recomendação para publicação de seu trabalho, Bruno Ferreira Kaingang recebeu conceito A, quando defendeu sua tese de doutorado no PPG em Educação da UFRGS, tornando-se o primeiro indígena a receber título de doutor pela Universidade.

04/08 (Quarta-feira)
Tema: Cultura Afro-brasileira
Palestrante: Maria Rita Py Dutra – é doutora em Educação pela UFSM, na área de Políticas Públicas, na qual realizou a pesquisa Cotistas Negros da UFSM e o Mundo do Trabalho, e Mestra em Ciências Sociais pela mesma universidade, na área de Instituições, Cultura e Globalização. Possui especialização em Supervisão Escolar (FAPAS) e licenciatura em Pedagogia (UFRGS).

05/08 (Quinta-feira)
Tema: Diversidade no Cotidiano Escolar
Palestrante: Rossandro Klinjey – é palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor de vários de livros, é consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Enem na Mira da UniRitter traz diversos conteúdos para auxiliar estudantes
Sanções da LGPD começam em agosto
Deixe seu comentário
Pode te interessar