Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Funeral de Bento 16 reunirá diversas lideranças políticas

Compartilhe esta notícia:

O caixão do papa emérito Bento 16 terá moedas e medalhas cunhadas durante seu pontificado. (Foto: Vatican Media)

O funeral do papa emérito Bento 16, marcado para a manhã desta quinta-feira (5), deve reunir diversas personalidades políticas. As únicas delegações oficiais previstas pelo cerimonial do Vaticano devem ser as de Alemanha e Itália, chefiadas pelos presidentes Frank-Walter Steinmeier e Sergio Mattarella, respectivamente, mas outros líderes participarão do rito fúnebre “a título pessoal”.

Entre eles estão os reis da Bélgica, Phillippe e Matilde; os presidentes da Polônia, Andrzej Duda, de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Hungria, Katalin Novák; e o governador do estado alemão da Baviera, Markus Soder.

Um tribunal de Hong Kong autorizou nesta terça-feira (3) que o cardeal Joseph Zen, 90 anos, participe do funeral de Bento 16 no Vaticano. O religioso foi preso em maio do ano passado e precisou entregar o passaporte por supostamente ter violado a polêmica lei de segurança nacional da China.

A denúncia cita que a organização “612 Humanitarian Relief Fund”, criada para ajudar e apoiar os manifestantes pró-democracia presos durante os protestos em massa de 2019 a quitarem as despesas dos processos legais e médicas, foi registrada “corretamente”.

Ao lado de Zen, foram presos ainda a parlamentar opositora Margareth Ng, a cantora Denise Ho, o professor Hui Po-keung e os ex-deputados Cyd Ho e Sze Ching-wee.

Segundo a decisão judicial, o cardeal poderá ir para o Vaticano por cinco dias e o passaporte deve ser devolvido imediatamente para que o religioso possa viajar.

Moedas e medalhas

O caixão do papa emérito Bento 16, morto no último sábado (31) aos 95 anos, terá moedas e medalhas cunhadas durante seu pontificado, bem como os pálios que ele usava em suas vestes litúrgicas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3) pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, durante um briefing com jornalistas internacionais sobre o funeral e o sepultamento de Joseph Ratzinger.

O pálio é uma espécie de colarinho de lã branca utilizado por papas e arcebispos, representando a ovelha que o pastor carrega nos ombros.

Além disso, de acordo com Bruni, o caixão também terá um cilindro de metal contendo um texto que descreve o pontificado de Bento XVI, o chamado “rogito”.

O esquife terá revestimento triplo, sendo o primeiro de cipreste, o segundo de zinco e o terceiro de carvalho, e será sepultado na antiga tumba de São João Paulo II, cujo corpo foi levado para a parte de cima da Basílica de São Pedro após sua beatificação, em 2011.

Ainda segundo Bruni, mais de 600 jornalistas se credenciaram para cobrir o funeral, que será presidido pelo papa Francisco, o primeiro pontífice na história a celebrar o rito fúnebre de um antecessor.

A liturgia da cerimônia, de acordo com o porta-voz do Vaticano, será semelhante àquela para um pontífice morto no exercício do cargo, apenas com uma ou outra modificação. As informações são da agência de notícias Ansa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Após a Alemanha anunciar doação de 200 milhões de reais, o Reino Unido também analisa participar do Fundo Amazônia
Ministério Público do Rio de Janeiro anuncia a reabertura de processo por estelionato contra deputado filho de imigrantes brasileiros eleito em Nova York
https://www.osul.com.br/funeral-de-bento-16-reunira-diversas-liderancas-politicas/ Funeral de Bento 16 reunirá diversas lideranças políticas 2023-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar