Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Futuro incerto

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Banco de Dados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Também na Previdência Social ninguém gosta de perder nada. Afinal, as contribuições são feitas ao longo de anos e ver o repentino surgimento de novas regras gera revolta. O governo, porém, está tentando a difícil tarefa de esclarecer que não perder nada vai significar, em breve, abrir mão de tudo.

Dificilmente há outro país em que um fundo da previdência foi conduzido de forma tão irresponsável. A consequência é o caixa hoje vazio.

PREJUÍZO INSUPORTÁVEL

A iniciativa de reunir, ontem, centrais sindicais e abrir o debate em busca de soluções é corajosa. Como presidente interino, Michel Temer poderia simplesmente passar por cima, ignorando a existência de um grave problema representado pelo rombo de 136 bilhões de reais neste ano. É dinheiro que sai diretamente do Tesouro Nacional e deveria se destinar à Educação, à Saúde e à Infraestrutura.

Não dá para ficar com os braços cruzados.

O QUE FAZER

O presidente Michel Temer deu o mantra: dialogar e, quando não for possível, também dialogar. Se não der certo, tentar de novo o diálogo. Não há outro jeito.

SOBE OU DESCE

Mais três semanas de dúvida: a próxima reunião da Comissão de Política Monetária será a 7 de junho, quando se conhecerá a decisão do governo sobre a taxa de juros.

INICIATIVAS PRÁTICAS

Entre os projetos que serão votados hoje pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia estão: 1) o que cria o Cadastro Estadual de Pedófilos. Autor: Maurício Dziedricki; 2) disponibiliza na Internet lista de pessoas condenadas por crime de violência contra a mulher. Autor: Jorge Pozzobom.

ATRÁS DO DINHEIRO

Partidos brigam pela presidência da Comissão Mista do Orçamento. Apesar de a caneta não estar com tanta tinta como em anos anteriores, o escolhido terá o poder de encaminhar emendas que são decisivas para satisfazer apetites eleitorais.

ENCAIXOTADOS

O temor de quem sai do trabalho e quer chegar em casa, a cada final do dia, é encontrar o trânsito atravancado por alguma passeata em Porto Alegre. Sem aviso prévio, ficam todos retidos nos longos congestionamentos.

A manifestação é um direito garantido, mas que usem as calçadas ou uma pista, deixando as demais para os veículos. Como a intenção é provocar incômodo, há o bloqueio total com a supervisão de azuizinhos da EPTC.

ESTÁ NA HORA

O bom senso recomenda que o presidente Temer permita a transmissão por emissoras de rádios dos jogos do campeonato brasileiro de futebol marcados para 19h30min, coincidindo com a Voz do Brasil. O governo Dilma foi inflexível, negando suspender o noticiário chapa branca.

RÁPIDAS

* Diante da penúria, saiu ontem do Piratini nova ordem para a Secretaria da Fazenda: aumentem a arrecadação.

* Nunca foram vistos tantos admiradores de Temer que se consideram nessa condição desde criancinha.

* Cresce a adesão no Congresso para que o recesso de 15 dias em julho seja suspenso e que as votações corram.

* Falta ser aprovado por mais uma comissão da Câmara dos Deputados projeto que libera porte de arma para advogados.

* A seis meses da eleição nos EUA, Donald Trump não tem programa de governo. Deverá seguir desse jeito até o fim.

* Não faltam governistas que atiram pedra para cima e conferem para que lado o vento sopra.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Barbosa no PSB
Em destaque, a reciclagem
https://www.osul.com.br/futuro-incerto-3/ Futuro incerto 2016-05-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar