Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Geraldo Alckmin lidera pesquisa para o governo de São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Alckmin teve a indicação aprovada por 68 votos favoráveis, 13 contrários e 3 abstenções. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ex-governador Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB, e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) aparecem à frente nos dois cenários testados pelo Datafolha para a corrida pelo governo de São Paulo. Essa é a primeira pesquisa realizada pelo instituto para o governo paulista.

De acordo com o instituto, quando Alckmin e Haddad aparecem como opções para o eleitor, o ex-governador lidera com 26% das intenções de voto e o petista fica numericamente em segundo lugar, com 17%. Os dois têm se encontrado e discutem um pacto na eleição de São Paulo. Empatado tecnicamente com Haddad, o ex-governador Márcio França (PSB) soma 15%. O líder sem teto Guilhermo Boulos (PSOL) registra 11%. Ele e França estão empatados no limite da margem de erro.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, possível candidato do presidente Jair Bolsonaro, e o deputado estadual Arthur do Val (Patriota), o Mamãe Falei, estão com 4%. O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub e o deputado federal Vinicius Poit (Novo) registram 1% cada um. Os votos brancos e nulos somam 17%. Outros 3% disseram que não sabem.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 e ouviu 2.034 pessoas de 16 anos ou mais em 70 cidades do Estado. A margem de erro é dois percentuais para mais ou para menos.

No segundo cenário testado, sem a presença de Alckmin, a liderança numérica é de Haddad, com 23%. Empatado com o petista no limite da margem de erro, está França, com 19%. Boulos é o terceiro com 13%. Tarcísio fica com 6%. O atual vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato do governador João Doria, que não aparece no cenário anterior, soma 5%, mesmo percentual de Arthur do Val. Weintraub fica com 2% e Poit, com 1%. Os votos brancos e nulos somam 22% e outros 4% disseram não saber em quem votar.

Prévias do PSDB

O prazo de inscrição para as prévias do PSDB para o governo paulista em 2022 se encerrou às 19h desta segunda-feira (20), e o vice-governador Rodrigo Garcia se tornou o nome oficial do partido para a disputa – ele foi o único a homologar seu nome. A direção da legenda já esperava que o ex-governador Geraldo Alckmin, de saída do partido, ficasse de fora das prévias.

“A partir de hoje (segunda-feira) o Rodrigo é o nosso pré-candidato oficial. Em relação ao Geraldo, seguimos abertos ao diálogo em busca de uma construção conjunta”, disse ao Estadão o presidente do PSDB-SP e secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Segundo o secretário geral do partido, Carlos Balota, o estatuto do PSDB garantia a candidatura de Garcia, mas o vice-governador requisitou “por decisão pessoal” que seja feito um processo “prévias homologatórias”, onde os militantes do partido votarão em novembro sim ou não para confirmar a candidatura. As informações são da dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro sanciona Lei do Mandante e muda direitos de transmissão no futebol
Procuradoria-Geral da República defende prisão domiciliar para o presidente nacional do PTB e diz que ele “não oferecerá risco à sociedade”
https://www.osul.com.br/geraldo-alckmin-lidera-pesquisa-para-o-governo-de-sao-paulo/ Geraldo Alckmin lidera pesquisa para o governo de São Paulo 2021-09-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar