Terça-feira, 04 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Mundo Governo brasileiro divulga comunicado condenando ataques no Equador

Compartilhe esta notícia:

O país sul-americano enfrenta uma onda de violência.

Foto: Reprodução
O país sul-americano enfrenta uma onda de violência. (Foto: Reprodução)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou um breve comunicado nesta terça-feira (9) condenando ações de grupos criminosos no Equador. O país sul-americano enfrenta uma onda de violência que levou o presidente do país a decretar um estado de emergência na véspera.

“O governo brasileiro acompanha com preocupação e condena as ações de violência conduzidas por grupos criminosos organizados em diversas cidades no Equador. Manifesta também solidariedade ao governo e ao povo equatorianos diante dos ataques”, diz o comunicado, acrescentando que o “governo segue atento, em particular, à situação dos cidadãos brasileiros naquele país”.

Nesta terça, homens armados e encapuzados invadiram uma emissora de TV na cidade de Guayaquil durante uma transmissão ao vivo enquanto tiros e gritos eram ouvidos. A polícia equatoriana informou a prisão de 13 pessoas envolvidas nesse ataque. No mesmo dia, houve pelo menos o sequestro de sete policiais.

O presidente equatoriano, Daniel Noboa, que assumiu o cargo em novembro e já havia decretado um estado de emergência na segunda-feira, disse nesta terça que reconhecia a existência de um “conflito armado interno” no Equador e identificou várias gangues criminosas como “organizações terroristas”.

O decreto também ordenou que as Forças Armadas “neutralizassem” os grupos.

Mais tarde, o ministro do Interior do Peru ordenou o envio “imediato” de uma força policial para a fronteira com o Equador, em uma tentativa de reforçar a segurança em meio à escalada da violência de gangues no país vizinho.

Pouco depois, o primeiro-ministro do Peru declarou emergência na fronteira norte com o Equador.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Veja quem foi e quem faltou à solenidade que marcou um ano dos atos do 8 de Janeiro
Presidente do Equador declara “conflito armado interno” após ataques criminosos no país
https://www.osul.com.br/governo-brasileiro-divulga-comunicado-condenando-ataques-no-equador/ Governo brasileiro divulga comunicado condenando ataques no Equador 2024-01-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar