Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo gaúcho explica a prefeitos e deputados o novo sistema de distanciamento controlado que pretende implantar segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

Governador Eduardo Leite e secretários realizaram reunião com deputados e prefeitos por videoconferência.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Outros segmentos devem ser ouvidos nos próximos dias. (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Em reunião virtual no começo da noite desta terça-feira (4), o governador Eduardo Leite e integrantes do Gabinete do Crise do Palácio Piratini conversaram com deputados e prefeitos ligados à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Na pauta, o novo sistema de distanciamento durante que deve ser adotado a partir da semana que vem.

O chefe do Executivo detalhou uma “espinha dorsal” do modelo que pretende colocar em prática já a partir da próxima segunda-feira (10), data que marca um ano de implementação do esquema que utiliza bandeiras coloridas (amarela, laranja, vermelha ou preta) para definir restrições de atividades no combate à pandemia de coronavírus.

A ideia central é dar lugar a um sistema de alertas quando se constatar aumento no grau de risco epidemiológico de cada uma das 21 “Regiões-Covid” e no mapa gaúcho como um todo. Caberia ao governo do Estado definir restrições mínimas obrigatórias, além de sugerir protocolos-padrão por atividades, em número inferior ao atual.

Pela sugestão inicialmente apresentada pelo Palácio Piratini, os municípios poderiam adotar protocolos por atividades, respeitando restrições mínimas obrigatórias. Também continuaria necessária a adesão de dois terços das prefeituras de uma região e apresentação de plano de fiscalização dos protocolos a serem adotados.

Após a apresentação, parlamentares e gestores municipais tiveram a oportunidade de falar sobre demandas e sugestões, a fim de ampliar o debate sobre o tema. Nos próximos dias, o governo do Rio Grande do Sul deve se reunir com outros segmentos e, depois de encerrar as agendas de diálogo, apresentar um modelo definitivo, baseado nas diretrizes já definidas e nas sugestões recebidas.

Argumentação

“No ano passado, criamos um modelo pioneiro matemático, com base em indicadores de saúde, para que tivéssemos um sistema mais objetivo”, frisou Eduardo Leite. “Ao longo da pandemia, principalmente com o avanço agressivo da ocupação de leitos, tivemos de fazer ajustes.” Ele prosseguiu dizendo que:

“Como as variações em cada um dos indicadores ficaram desencontradas com a gravidade da situação, a salvaguarda foi criada para conseguir garantir que as restrições fossem adequadas ao momento”.

Ele admitiu que o modelo praticado semanalmente desde maio de 2020 acabou ficando complexo. Embora haja uma avaliação oficial de que o sistema cumpriu o seu papel, Leite defendeu a ideia da necessidade de atualização, de forma mais simplificada e com maior participação dos municípios na definição dos protocolos das atividades.

“Acreditamos que cabe ao Estado fazer o alerta, porque temos capacidade de monitoramento dos indicadores, e acionar as regiões se for necessário”, finalizou. “Mas entendemos que, neste momento, as regiões e os municípios têm de ter mais protagonismo para definir os seus protocolos.”

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Polícia apreende mais de 200 garrafas de vinho em Montenegro
Hospitais gaúchos começam a receber novo lote de anestésico utilizado no kit-intubação
https://www.osul.com.br/governo-gaucho-explica-a-prefeitos-e-deputados-o-novo-sistema-de-distanciamento-controlado-que-pretende-implantar-a-partir-da-semana-que-vem/ Governo gaúcho explica a prefeitos e deputados o novo sistema de distanciamento controlado que pretende implantar segunda-feira 2021-05-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar