Segunda-feira, 14 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Rio Grande do Sul Governo gaúcho lança projeto de apoio a empreendedores, empresas e trabalhadores no processo de retomada econômica

Compartilhe esta notícia:

O portal do MobilizaRS oferece cursos gratuitos em diversas áreas.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Iniciativa conta com portal de serviços, incluindo cursos de qualificação. (Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini)

Um conjunto de iniciativas de apoio a trabalhadores, empresas e empreendedores no processo de retomada das atividades econômicas e do desenvolvimento do Rio Grande do Sul em um cenário de pandemia é o foco de um novo projeto do governo gaúcho: o “MobilizaRS”, lançado nesta terça-feira (11).

Em sua primeira etapa, a iniciativa tem como públicos-alvo principais o indivíduo (por meio de ações destinadas a ampliar a empregabilidade e estimular o empreendedorismo) e as empresas (auxiliando na integração de oferta e demanda, por exemplo).

O projeto conta com uma página no site do Palácio Piratini e cujo endereço é mobiliza.rs.gov.br. Ali estão disponíveis cursos gratuitos nas mais diversas áreas, tais como inovação, tecnologia, finanças, e marketing e comunicação. Também oferece ferramentas virtuais para auxiliar na busca por oportunidades quanto na qualificação de negócios.

Dentre os destaques está a possibilidade de criação, de forma totalmente gratuita, de um e-commerce completo com a ajuda do Google. Por meio do “Cresça Suas Vendas”, o empreendedor pode montar uma loja virtual e o cadastro gratuito para até 75 produtos.

Isso é possível em razão das parcerias do com empresas e entidades que oferecem alguns de seus principais produtosm sem custo ao Estado ou aos beneficiários. Já fazem parte do MobilizaRS as companhias de tecnologia Cisco e Google, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Por meio do portal integrado, todo cidadão gaúcho – trabalhador, empreendedor ou empresário – poderá acessar cursos de capacitação 100% online, e-books e outras ferramentas gratuitas. O próprio site apresenta as opções disponíveis e direciona às páginas dos parceiros para acesso aos materiais.

“O propósito do MobilizaRS é atuar na geração de emprego, empreendedorismo e renda ao mesmo tempo em que estimula o uso de ferramentas digitais na busca por crescimento”, resume o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, um dos responsáveis pelo projeto. “Entendemos que é por meio da tecnologia que poderemos chegar a cada vez mais gaúchos.”

O portal também oferece acesso facilitado a diferentes iniciativas já disponibilizadas pelo governo do Estado – especialmente das secretarias com maior afinidade com o projeto, como de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho, Emprego e Renda – no que tange a crédito e microcrédito, mercado de trabalho, investimentos e notícias ligadas a todos esses temas.

Por ser responsivo – ou seja, adaptável a qualquer dispositivo eletrônico –, o site pode ser acessado a partir de computador, tablet ou celular. É necessário apenas ter conexão com a internet para se beneficiar de todos os conteúdos.

O portal oferece uma ferramenta para outras empresas e entidades que queiram colocar seus produtos digitais à disposição dos gaúchos visando a retomada do crescimento econômico.

Manifestações

“São instituições com elevado expertise em suas áreas de atuação e que, neste momento em que a retomada do crescimento é tão vital para todos os gaúchos, colocam a sua produção a serviço dessa parceria com o governo do Estado”, salienta o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.

“Nesse momento difícil, não se tratará apenas de uma retomada da economia e sim de nos associarmos a um novo momento econômico e novas relações que vão se estabelecer como consequência da pandemia, que acelerou todo um processo de digitalização de diversos setores”, destacou o governador Eduardo Leite.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Polícia gaúcha fecha fábrica clandestina que falsificava 25 toneladas de sabão por semana
Antecipação da vacina contra o coronavírus para os professores é avaliada pelo governo gaúcho
Deixe seu comentário
Pode te interessar